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Cartão virtual já representa 21% das compras online do Itaú

A modalidade cresceu 126% no último trimestre de 2022, revela pesquisa do Itaú Unibanco

Cartão de crédito
Foto: Canva

O uso do cartão virtual vem atraindo a sociedade brasileira por sua maior praticidade e segurança na hora de fazer compras pela internet. A modalidade já corresponde a 21% das compras feitas com cartões do Itaú Unibanco em transações online, segundo pesquisa feita pela própria instituição. No último trimestre de 2022, a solução cresceu 126% em quantidade de operações e 86% no valor transacionado em relação ao mesmo período do ano anterior.

Sem muita surpresa, pessoas mais jovens são as mais adeptas a este método de pagamento mais digital. A geração Y (23 a 41 anos) é responsável por 51% das transações, seguida da geração X (42 a 57), com 27%. Os Zennials, de 12 a 22 anos, têm uma participação de 14% nas transações, e os babyboomers (acima de 58 anos), de 9%.

Já nas compras presenciais, o uso de pagamentos por aproximação segue em crescimento. O volume de compras feitas com a tecnologia Aproxime e Pague (ou NFC, do inglês Near Field Communication), teve alta de 125% no 4º trimestre de 2022, considerando cartões de crédito e carteiras digitais. O salto no valor transacionado foi de 119% no mesmo período.

O recurso é mais utilizado nos supermercados, que representam 16% do share total. Em seguida estão fast foods (9%), restaurantes (8%), lojas de conveniências (8%) e postos de combustíveis (7%).

Todos os dados fazem parte do relatório Análise do Comportamento de Consumo, que faz um panorama trimestral dos gastos dos brasileiros com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco. O estudo considera vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco, e pagamentos via Pix (de CPF para CNPJ). Os números são relativos ao 4º trimestre de 2022, na comparação com igual período de 2021.