M&A

Move3 compra Levoo para reforçar last mile em e-commerce

O valor da transação não foi divulgado, mas faz parte do orçamento de R$ 50 milhões da holding para fusões e aquisições em 2023

Levoo
Levoo. Crédito: Canva

A Move3, holding paulista especializada em soluções de logística, anunciou a aquisição de mais uma logtech. No caso, a empresa comprada foi a logtech Levoo, especializada em soluções de última milha (last mile).

Com o negócio, que envolveu a aquisição de 100% da startup, o plano da Move3 é fortalecer sua presença no mercado de logística para as compras online. O valor da transação não foi divulgado, mas faz parte do orçamento de R$ 50 milhões da holding para fusões e aquisições em 2023.

Segundo destacou a holding em nota, a compra da Levoo otimizará o portfólio de última milha da companhia, oferecendo serviços de entregas mais ágeis e eficientes para seus clientes. “Além disso, a Levoo poderá se beneficiar da base pronta de clientes já existente no grupo, para ofertar um modelo de atendimento que ainda não possuem”, completou, em nota.

Segundo a Move3, as operações já foram iniciadas em conjunto, com a oferta do serviço Ship From Store, agora ofertado como Levoo Ship. A previsão é que todos os sistemas estejam integrados em até 30 dias.

“Para a Levoo é um negócio bastante positivo, porque de imediato vai intensificar a nossa infraestrutura tecnológica e operacional, permitindo o desenvolvimento de novos projetos e expansão para outros países por meio das subsidiárias do Grupo Move3”, diz Carlos Magno, CEO e fundador da Levoo.

Com duas modalidades principais de atendimento, Levoo Expresso e Levoo Ship, a logtech tem presença mais forte nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Ela atende cerca de 12 grupos de grande atuação no varejo e e-commerce, e conta com mais de 17 mil couriers cadastrados em sua plataforma.

Com faturamento de R$ 1,1 bilhão em 2022, o grupo Move3 tem como carro-chefe de seus serviços logísticos o setor bancário, mas foi o e-commerce que mais cresceu nos últimos doze meses. Se em 2021 as entregas do online respondiam por 12% da receita, no ano passado chegaram a 25%. No mesmo intervalo, a holding cresceu 30%. Hoje, são mais de 500 clientes no grupo com foco nesse mercado.

A compra da Levoo vem no rastro de uma sequência de aquisições mirando o e-commerce. Segundo Guilherme Juliani, presidente da Move3, as aquisições recentes da companhia têm o foco de montar um ecossistema completo para abraçar o e-commerce, desde entrega porta a porta, passando por lockers e pontos de retirada e chegando a armazéns logísticos.

“Estamos seguindo uma sequência de M&A iniciada no ano passado, com foco na excelência do Grupo Move3 no e-commerce e, em especial, a distribuição do last mile, que é a nossa principal característica. E a esteira de M&A continua este ano, também em last mile”, diz Juliani.

30 anos de mercado

A Move3 está no mercado há mais de 30 anos, sediada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, onde opera em um espaço de mais de 40 mil m². Entre as empresas que fazem parte do grupo está a Flash Courier, nome conhecido no setor bancário e com uma carteira de clientes composta por agências financeiras, bancos, empresas de ingressos, gestoras de benefícios como vale-alimentação, refeição e transporte, planos de saúde, entre outros segmentos.

No grupo também estão as empresas Moove+, Moove+ Portugal, a gráfica JallCard, a fintech M3Bank, a startup goX Crossborder e as transportadoras Rodoê e Carriers. Para se ter uma ideia da proporção da operação, atualmente, a malha de distribuição realiza em torno de 10 milhões de entregas por mês.

Desde 2016 a receita cresce, em média, 50% ao ano, o que obrigou a ampliação da estrutura e mudança de endereço quatro vezes em pouco mais de seis anos. A receita de 2022 foi 36,6% maior do que em 2021.