Lá Fora

X, antes Twitter, tomou o domínio @x sem compensar seu dono

Rebranding do Twitter tem sido uma série de "lambanças", e essa é apenas mais uma da empresa de Elon Musk

Fachada Twitter
Fachada Twitter. Crédito: Twitter

Quando Elon Musk quer algo, ele não faz muita cerimônia. Em sua cruzada para renomear o Twitter para X, ele simplesmente tomou a conta @x sem compensar o usuário que a registrou, alegando que agora o nome é propriedade da X Corp.

Segundo reportou o TechCrunch, a conta pertenceu anteriormente a Gene X Hwang, do estúdio de fotografia Orange Photography. Em uma carta, a empresa anteriormente conhecida como Twitter agradeceu a Hwang por sua lealdade e ofereceu a ele itens de merchandising da X e um tour pelo QG do X, como um “reflexo de nossa apreciação”.

A medida agressiva da empresa de Elon Musk pegou o fotógrafo de surpresa. Ele afirmou que a companhia não o contatou previamente sobre uma possível liberação da conta para o uso da empresa depois que ela mudasse o nome de Twitter para X. Ele afirmou inclusive que estava aberto para conversas com a empresa, já que sabia do rebranding.

Aliás, a mudança repentina apenas mostra como a X não pensou com muita antecedência na mudança, tanto que nos primeiros dias após trocar o logo do passarinho para o X, a conta oficial da empresa seguiu @Twitter até hoje (26). Inclusive, parece que diversas coisas sobre o rebranding estão rolando no completo improviso.

Segundo relatos, o Twitter não garantiu os direitos de propriedade intelectual da marca X, já que Microsoft, Meta e outros têm propriedades intelectuais utilizando o nome X. Também não obteve permissão da prefeitura para remover a sinalização do Twitter no prédio, obrigando a polícia a interromper o trabalho. Tem mais: a companhia não atualizou totalmente seu site e aplicativo, que embora agora ostente um “X” ainda implorava aos usuários para “pesquisar no Twitter” ou apertar um botão para “Tweet”.

Carta enviada pela X Corp ao usuário Gene Hwang para tomar a conta @x
Carta enviada pela X Corp ao usuário Gene Hwang para tomar a conta @x (Crédito: Reprodução)

Normalmente, a compensação por nomes de usuário on-line pode valer milhares de dólares quando vendidos em mercados secundários. Entretanto, Gene não recebeu nenhuuma compensação financeira – ele apenas teve o identificador tirado dele.

“Teria sido bom para eles compensar porque tinha muito valor para mim, mas as coisas são o que são”, lamenta. “Talvez eu devesse pedir o pássaro da placa, já que eles o desmontaram ontem também”, brincou o usuário, que agora tuita da conta @x1234567998765, nome dado a ele pela própria X.