Dança das cadeiras

Romildo Toledo passa a comandar Parque Tecnológico da UFRJ

Novo diretor da instituição vai incentivar o empreendedorismo social e soluções que envolvam tecnologia limpa

Foto: Divulgação/Arte Startups
Foto: Divulgação/Arte Startups

Com 20 anos de atividade completos em 2023, o Parque Tecnológico da UFRJ, ambiente que conecta a universidade pública a empresas, anuncia Romildo Toledo Filho como seu novo diretor. O engenheiro e professor Romildo assume o cargo com a missão de ampliar o potencial do Parque.

Ex-diretor geral do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ (Coppe/UFRJ), Romildo é mestre e doutor em Engenharia Civil pela PUC-Rio e pós-doutor pela Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha.

“São diversas áreas do conhecimento que temos aqui e que precisam ser transformadas em empreendedorismo e inovação para benefício da sociedade brasileira. A missão é contribuir para o desenvolvimento tecnológico e científico, mas é preciso que o Estado e o município tragam os problemas que precisam de solução, que se aproximem da academia. Um ecossistema de inovação não é feito apenas com a universidade, seus laboratórios e seus pesquisadores”, afirma Romildo, em nota.

A nova diretoria chega em momento de grandes apostas, como o incentivo ao desenvolvimento de negócios de impacto social e ambiental, reforçando a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Criada para este fim, a nova incubadora Inyaga está com edital aberto para captar projetos ou empresas.

O Parque já impulsiona negócios junto a mais de 30 empresas – entre residentes da Cidade Universitária e associadas – e tem previsão de firmar novas parcerias em diferentes segmentos.