Branded Content

Eletrobras lança programa PowerUp para ampliar sua conexão com o ecossistema de inovação

Conteúdo Especial

PowerUp
Foto: Divulgação

A trajetória da Eletrobras é profundamente entrelaçada com o progresso do Brasil, tendo a inovação como um pilar essencial em sua jornada de crescimento. Como líder na geração e transmissão de energia elétrica no país, e como a principal empresa de energia da América Latina, a Eletrobras acaba de lançar o PowerUp, seu programa de inovação aberta e conexão com o ecossistema de inovação. A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com a Innoscience, consultoria especializada em inovação corporativa que apoia grandes empresas em suas jornadas de inovação.  

O PowerUp faz parte da Innovation Grid, plataforma de conexão da Eletrobras com o ecossistema de inovação desenhada para abrigar programas que aceleram o desenvolvimento, a adoção e a sustentação de tecnologias com alta geração de valor. Além do PowerUp, a Innovation Grid também contempla o programa Spark, primeiro programa da empresa voltado para estudantes e o programa Tech Partnerships, criado para acelerar o desenvolvimento de tecnologias que possam ser implementadas pela Eletrobras e alavancar o relacionamento com universidades, instituições de pesquisa e empresas.

Juliano de Carvalho Dantas, vice-presidente executivo de Inovação, P&D, Digital e TI da Eletrobras, destaca: “A inovação é um dos pilares para o crescimento sustentável do nosso negócio e um fator de aceleração da transição energética”. Segundo o executivo, a companhia enxerga uma grande escala de oportunidades com integração de toda a companhia, que agora se apresenta ao ecossistema com uma face única e integrada, consolidando a demanda de todos os seus ativos atuais e futuros e oferecendo uma plataforma com alto potencial de escalabilidade para aqueles parceiros que querem crescer implantando suas soluções.

“Por meio da Innovation Grid, a Eletrobras apresenta suas demandas direcionando ao ecossistema suas principais necessidades estratégicas para que, em um esforço colaborativo característico da inovação aberta, seja gerado valor substancial para a organização por meio da redução de custos, aumento de receita, novas oportunidades de negócio, mais segurança para as pessoas e inovações aplicadas às comunidades onde atuamos”, ressalta.

O PowerUP é o primeiro programa criado a partir da Innovation Grid. Com o intuito de resolver dores do negócio e promover a experimentação rápida de soluções, a iniciativa endereça 7 desafios da Eletrobras, relacionados à temas como: aumento da eficiência na construção de linhas de transmissão e subestações; redução do número de incidentes e acidentes do trabalho; incremento na eficiência no treinamento de colaboradores e na gestão do conhecimento; redução de custos e aumento da capacidade operacional do CSC; redução de custos com armazenamento e materiais e uso inteligente da frota de veículos.

Para Dagoberto Trento, sócio da Innoscience, “o PowerUp ilustra o comprometimento da Eletrobras em utilizar o ecossistema para impulsionar a transformação da empresa e do setor e nós estamos totalmente comprometidos em viabilizar essa conexão”.

Inscreva-se no PowerUP

Por que participar

“Nossa principal motivação é suprir a companhia com soluções de rápido desenvolvimento e adoção subsequente em nossos processos, atendendo a necessidades do negócio direcionadas à entrega de valor para a organização e perenização dos benefícios por meio de contratos de longo prazo, nos casos de sucesso”, explica Juliano. A Eletrobras busca contribuir para o sucesso do ecossistema de inovação em energia, construindo o PowerUp como um programa para escalar soluções e acelerar o crescimento dos parceiros ao oferecer demandas reais em contratos de longo prazo, dando visibilidade nacional e internacional para as soluções.

O PowerUp está sendo desenvolvido com a metodologia da Innoscience, publicada na MIT Sloan Review Brasil, possibilitando a conexão e validação de negócios de forma rápida. 

“Nossa metodologia já foi empregada em mais de 80 programas de conexão de grandes empresas com startups, em diferentes segmentos, o que resultou na realização de mais de 500 pilotos. Dentre esses, 40% avançaram com sucesso para a implementação completa em parceria com a corporação”, explica Dagoberto Trento.

Além da oportunidade de apresentar a solução e fazer negócio com a maior empresa de energia elétrica da América Latina, a companhia oferece vantagens para os próprios colaboradores. Isso porque o PowerUp atua como um catalizador de novas práticas de gestão e trabalho, uma vez que funcionários e times internos de inovação têm a oportunidade de interagir com diferentes tipos de organizações ao longo da execução da jornada de inovação. O PowerUp também está auxiliando a Eletrobras na adoção de novas estratégias de governança para a inovação e evolução do seu modelo de operação para a inovação.

Os interessados em participar do PowerUp têm até o dia 15 de setembro para preencher o formulário online disponível neste link. Após o envio, os especialistas da Eletrobras avaliarão as inscrições e irão selecionar aquelas com maior fit para participar do Pitch Day. Nas semanas seguintes, elas terão a oportunidade de participar de imersões e desenhar os Pilotos com o apoio dos times de inovação da Eletrobras.

Os destaques serão chamados para a etapa de contratação e execução dos Pilotos para testar a solução e, ao fim do processo, participar da demonstração dos resultados. As soluções que atenderem aos critérios de sucesso da Eletrobras continuarão a jornada em etapas subsequentes de rollout e captura de valor. Mesmo após o processo, a Eletrobras deixará um canal aberto contínuo para seguir se conectando com soluções e atores do ecossistema de inovação.

“O PowerUp é uma jornada de inovação que busca alcançar resultados concretos e consolida aprendizado de experiências anteriores da Eletrobras, caracterizando-se por ser perene, oferecendo oportunidades constantemente, de acordo com as necessidades da companhia. A maior parte, em especial os desafios em segurança, são desafios de toda a indústria, portanto são também externos, e como se trata de um programa contínuo, nas próximas semanas teremos mais desafios em outros temas”, diz Juliano.

As inscrições para o PowerUp estão abertas até o dia 15 de setembro. Ficou interessado em participar? Clique neste link e se inscreva!