Vagas

Vagas em tech: Plenos lideram em 2023, com 34% das oportunidades

Pesquisa da Vagas mostra o início de uma tendência em que devs plenos podem ganhar maior protagonismo no mercado

Foto: Canva
Foto: Canva

Em uma ascensão inédita nos últimos anos, os profissionais de nível pleno assumiram a liderança das vagas em tecnologia em 2023, representando 34% da oferta. O crescimento é notável comparado ao ano passado, quando o nível representava 27% das vagas em tech.

É o que revela uma pesquisa realizada pelo Vagas For Business, software de recrutamento e seleção (ATS) integrado ao portal Vagas.com, com base em 28.755 mil anúncios de oportunidades no setor de tecnologia publicadas de 2021 até o primeiro semestre de 2023. Outras oportunidades para níveis mais baixos como estágios, auxiliar e técnico também registraram aumento.

O resultado colocou os profissionais Plenos no topo do ranking, desbancando o nível sênior, líder em 2021 e 2022, que teve um recuo significativo de 9% na representatividade das vagas publicadas, o que pode significar o início de uma tendência em que desenvolvedores plenos passarão a ganhar maior protagonismo no mercado.

“Estamos diante de uma possível adequação de mercado em que as empresas estão mudando o perfil de suas contratações. Há vários fatores que ajudam a explicar essa mudança, e a questão financeira, certamente, é uma delas”, explica Wesley Barreto, CEO da Vagas. “Em um cenário em que muitas companhias, sobretudo, startups, precisaram lidar com menos capital no mercado, a contratação de profissionais desse nível pode ajudar a aliviar custos, tendo em vista que desenvolvedores sênior possuem um custo salarial maior”, acrescenta.

Em relação à oferta de vagas em tecnologia, a pesquisa mostra que, a partir do segundo semestre de 2022 houve uma tendência de queda, que avançou para o início de 2023. As vagas do primeiro semestre deste ano recuaram 39%, mas, comparado ao último semestre de 2022, a queda foi menor, de cerca de 15%.

Segundo Wesley, o movimento era esperado. “O recuo foi uma correção do mercado, que realizou contratações em anos anteriores com bases em cenários futuros, sendo que muitos não se concretizaram.  Era um movimento esperado. Acreditamos que esse momento tenha passado e que as empresas devem seguir expandindo suas contratações nos próximos meses”, afirma o executivo.

Analisando os 10 principais segmentos das empresas que no primeiro semestre de 2023 foram responsáveis por mais de 80% das vagas de tecnologia, as consultorias de recrutamento e seleção ainda permanecem como o segmento líder na publicação de vagas, seguido pelo de tecnologia e informática. 

Cidades que mais contrataram

Considerando as cidades que mais realizaram contratações no período analisado, a pesquisa indica que, dentre as 10 com mais ofertas de vagas em tecnologia, seis registraram aumento em 2023 em comparação ao primeiro semestre de 2022.

Salvador, Ribeirão Preto e São Gonçalo são algumas das surpresas presentes no ranking das que mais cresceram em relação ao ano passado. O aumento expressivo pode indicar uma forte demanda por mão de obra desse tipo nesses locais.

No topo do ranking estão: São Paulo, com a oferta de 767 vagas em tecnologia no 1º semestre de 2023; seguida pelo Rio de Janeiro, com 251 oportunidades; Salvador (177) e Belo Horizonte (170). A cidade com menos oportunidades no período foi Joinville (SC), com apenas 51 vagas.