M&A

Após compra pela Sankhya, Ploomes acelera produto e cresce 50%

Fundada em 2015, a plataforma de CRM atende mais de 2 mil clientes incluindo Philips, Unimed e Grupo Moura

Ploomes
Ploomes, plataforma de CRM (Foto: Canva)

Há pouco mais de um ano, a Sankhya, fornecedora mineira de softwares de gestão empresarial (ERP), anunciava a aquisição da Ploomes, plataforma de CRM que atende mais de 2 mil clientes, incluindo Philips, Unimed e Grupo Moura. O acordo, de valor não divulgado, foi realizado com o intuito de aproximar softwares complementares, otimizando a oferta de ambas as empresas e, no caso da Ploomes, contribuindo para atingir ainda mais empresas em busca de inteligência, controle e eficiência para melhorar suas vendas.

“A Ploomes quer crescer e cumprir com a nossa missão de uma maneira melhor e mais rápida. O timing era algo importante para nós, e com a Sankhya vimos a oportunidade de acelerar esse processo. A gente até poderia ter avançado por conta própria, mas a velocidade para chegar onde queremos seria menor”, afirma Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes, em conversa com o Startups.

A complementaridade das soluções também foi um ponto importante para dar sequência ao processo de M&A. “O CRM funciona muito bem quando integrado ao ERP. Foi natural fechar essa parceria para que os clientes tenham uma solução ainda mais completa”, diz o executivo. Ele ainda destaca a possibilidade de atender aos mais de 20 mil clientes que a Sankhya possui em todo o Brasil. “Mesmo com a aquisição, os fundadores da Ploomes seguem sócios da startup, então o sonho continua para nós. Os olhos brilharam e conseguimos alinhar tudo o que queríamos com a Sankhya”, acrescenta Matheus.

A vida pós-fusão, segundo o CEO, tem sido de crescimento acelerado. A Ploomes deve fechar 2023 com mais de 190 pessoas no time, um aumento de 75% em relação ao início de 2022. Além disso, a startup projeta finalizar o ano com um crescimento de 50% no seu faturamento, com a expectativa de manter o mesmo índice para 2024, quando também deve alcançar a marca de 250 colaboradores.

“Como conseguimos crescer muito mais rápido com a Sankhya, com uma redução do custo de aquisição de cliente, agora temos a oportunidade de aumentar os investimentos no produto”, pontua Matheus. Inclusive, desenvolvimento de produto é um dos objetivos para 2024, e a companhia já começou a traçar suas estratégias para que grande parte dos esforços seja direcionado com este intuito.

“Embora a gente continue investindo em marketing e nos canais de aquisição, vamos fortalecer a vertical de parcerias, nos aproximando de empresas que querem implementar o Ploomes em suas soluções. Isso deve trazer um crescimento forte sem que a gente precise aumentar tanto os investimentos em marketing e vendas, deixando mais recursos disponíveis para o fortalecimento do produto”, explica.

Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes
Matheus Pagani, CEO e cofundador da Ploomes (Foto: Divulgação)

Próximos passos 

O produto é, justamente, uma das prioridades da Ploomes para 2024. De acordo com Matheus, a startup tem planos de aprimorar o Gerador de Propostas, carro-chefe da plataforma que permite que as empresas reduzam tempo, eliminem erros e padronizem suas propostas comerciais. 

“Vamos refazer funcionalidades que são hoje o coração do Ploomes para que fiquem cada vez melhores. Queremos ampliar as possibilidades do workflow e nos aproximar cada vez mais do no-code, que é uma super tendência de mercado. Além disso, vamos reduzir o tempo de implementação da plataforma e melhorar a performance e velocidade do sistema para que ele suporte uma operação intensa”, ressalta o executivo.

A startup já é lucrativa e, segundo o CEO, vem em uma trajetória contínua de crescimento saudável, sem arriscar a saúde financeira do negócio. Mesmo fazendo parte do Grupo Sankhya, a expansão e os próximos passos são feitos com autonomia. “A Sankhya é uma empresa de ERP e sua visão é que a Ploomes é quem entende do mercado de CRM. O objetivo deles é que a gente continue motivado e fazendo a empresa acontecer, com total autonomia neste processo”, afirma.

A troca de conhecimento é uma via de mão dupla. Enquanto a Ploomes contribui com sua expertise em gestão de relacionamento com o cliente, a Sankhya agrega em termos de governança e gestão do negócio, além do já mencionado crescimento e conexão com potenciais clientes. “A aquisição antecipou muitos anos de aprendizado, pois a Sankhya já passou por muitas fases que a gente vai passar. Estamos muito felizes, crescendo e aprendendo bastante e conseguindo desenvolver a nossa ferramenta por causa disso”, finaliza Matheus.