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UserGuiding ajuda a melhorar a adoção de produtos por meio de soluções no-code

Conteúdo Especial

Foto: Arte/UserGuiding
Foto: Arte/UserGuiding

A UserGuiding vem se posicionando como parceira ideal para empresas que desejam atrair, reter e fidelizar clientes. Fundada em 2018 por Muhammet Enginar e Osman Koç, a startup oferece uma plataforma no-code com soluções completas de adoção digital, com uma série de recursos para a criação de fluxos de onboarding, pesquisas in-app e tours guiados automatizados e interativos, de forma rápida, simplificada e com apenas alguns cliques.

“Começamos a UserGuiding por causa de um problema concreto que enfrentamos: era um desafio construir fluxos de onboarding do zero, e os fluxos que designers e desenvolvedores dedicaram tempo para construir não estavam convertendo, muito menos retendo usuários”, afirma Osman Koç, cofundador e CEO da UserGuiding. “Uma solução de onboarding e adoção digital é importante para adquirir e reter clientes de forma que transforme esses usuários em campeões, o que aumenta a lealdade.”

A plataforma baseia-se em três princípios: criação de fluxos de onboarding e elementos UX; facilidade de configuração e implementação dos produtos; e equipe de suporte eficiente. Esses recursos, somados ao modelo no-code, tornam a UserGuiding uma grande aliada dos profissionais que lidam diretamente com produto da companhia – o que não se aplica exclusivamente à equipe de produto. Pode ser também o time de sucesso ao cliente, o gerente de marketing de produto ou até mesmo a equipe de suporte.

Com tecnologia de ponta, a plataforma permite que esses profissionais criem fluxos de onboarding sem precisarem ter qualquer habilidade técnica. “Otimizamos a UserGuiding para ser fácil de implementar não só para quem entende de tecnologia, mas também para pessoas não técnicas em SaaS, sem a necessidade de desenvolvedores”, explica Osman. “Nosso objetivo é fornecer uma solução completa para todos que trabalham com fluxos de onboarding de usuários, coleta de feedback e anúncios no app. Não importa o nível de conhecimento técnico, todos podem usar a UserGuiding, especialmente pessoas que estão em contato direto com o produto em questão”, destaca o CEO.

Esses diferenciais contribuíram para um avanço rápido e expressivo da UserGuiding ao longo dos anos. A companhia viu sua Receita Recorrente Mensal (MRR) saltar de US$ 9,4 mil em dezembro de 2019 para US$ 200 mil atualmente, com cerca de mil clientes em todo o mundo. Em meados de 2020, a startup recebeu uma rodada seed de US$ 1,1 milhão liderada pelo Collective Spark, com participação de Galata Business Angels, Angel Effect e investidores-anjo. Os recursos foram utilizados para expandir os esforços de inbound marketing, contratar pessoas em cargos seniores, aproximar-se dos principais especialistas na área e aumentar o investimento em marketing pago.

De olho no Brasil

Fundada nos Estados Unidos, mas atuando hoje com parceiros na Europa, América do Sul e outras partes do mundo, a UserGuiding desembarcou no Brasil há cerca de três anos. Atualmente, o mercado brasileiro é o segundo maior da companhia em termos de receita e aquisição de clientes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Com clientes de grande porte como Totvs, QuintoAndar e Unico, a UserGuiding conta com uma equipe dedicada às operações brasileiras, incluindo times de vendas, marketing e suporte ao cliente com profissionais da região para melhorar cada vez mais o atendimento ao público brasileiro. Isso permite que a empresa se consolide como a única plataforma de adoção digital a oferecer conteúdos, suporte técnico e demonstração de produto em português.

Em 2024, um dos focos da UserGuiding é justamente expandir no Brasil e fortalecer a presença na região. “Temos uma atuação próxima de enterprises, oferecendo soluções que atendem às demandas das grandes empresas, mas também das startups e pequenos negócios, oferecendo a eles uma alternativa com um preço mais atrativo e de grande facilidade de implementação”, pontua Osman.

As perspectivas para o ano incluem também atualizações de produto, com um aperfeiçoamento da plataforma para torná-la ainda mais completa no segmento de adoção digital. “Nosso objetivo é não só atingir metas de receita, mas nos posicionarmos como uma ferramenta mais robusta que, a partir desse ano, vai atingir novos públicos, não apenas de onboarding”, diz o executivo.

Ficou interessado em conhecer todas as funcionalidades da UserGuiding e como elas podem ajudar você a capacitar os usuários do seu produto? Clique no botão abaixo e entre em contato!