Rodada de investimento

OmniK recebe R$ 7M da ABSeed para expandir no Brasil e lá fora

Startup deve investir nas áreas de produto, tecnologia e marketing, e espera crescer cinco vezes até 2025

Omnik
Omnik

A retail tech OmniK recebeu um aporte de R$ 7 milhões da ABSeed para expandir a operação no Brasil e dar início aos planos de internacionalização. Com os recursos, a startup deve investir, primordialmente, nas áreas de produto, tecnologia e marketing, e espera crescer cinco vezes até 2025.

Fundada em 2016, a empresa havia recebido um investimento, em 2020, da FCamara, um ecossistema de tecnologia e inovação. Com o aporte da ABSeed, a FCamara segue no captable, mas a Omnik ganha independência, afirma Matheus Pedralli, cofundador e CEO da empresa, em entrevista ao Startups.

O investimento faz parte do segundo fundo da ABSeed. Em maio deste ano, a casa lançou seu terceiro fundo, com foco em Software as a Service (SaaS).

A Omnik atende a empresas dos segmentos B2C, B2B e D2C, e possibilita que suas plataformas de e-commerce se tornem marketplaces, por meio da integração com outras empresas. Por exemplo, uma loja online de vinhos, que inicialmente vendia apenas a bebida, pode se integrar com uma loja de acessórios para vinhos e passar a vender taças, saca-rolhas etc.

Atualmente, a Omnik possui clientes como Americanas, Petlove, CRM Bônus, CIMED, Grupo Vila Nova, Marisa, Lojas Amaro, Pernambucanas e os grupos Pague Menos e DPSP, além de Wine Trader, Barracred e Cocamar. Em 2023, a empresa cresceu 200% em receita.

“O objetivo dessa rodada é continuar expandindo a operação no Brasil, e consolidar a empresa como o principal player de plataformas multivendedores do mercado nacional. Além disso, queremos começar nossa expansão internacional para América Latina, com México, Colômbia e Chile, e Europa, com Espanha, Portugal e Reino Unido”, diz Matheus.

Para o executivo, a solução oferecida pela Omnik vai de encontro à tendência do mercado de concentrar cada vez mais as suas operações no core business.

“Muitas vezes, essas empresas têm equipes imensas de tecnologia para sustentar seus e-commerces e marketplaces, quando podem focar no que fazem de melhor, vender, e deixar toda essa infraestrutura para quem é especializado nisso, reduzindo o custo total da plataforma (TCO). É aí que entramos”, explica.

Franco Zanette, cofundador da ABSeed, afirma que a casa de venture capital busca investimentos que tenham uma proposta de valor real, algo que a Omnik oferece ao permitir que os clientes reduzam seus custos e aumentem sua eficiência.

“Além de alocar capital, o fundo também trabalha junto com o time de founders. E, à medida que fomos conduzindo as entrevistas e todo o processo de análise, vimos que a Omnik é uma empresa que dá vontade de trabalhar em conjunto”, elogia.