Gramado Summit Punta del Este

Gramado Summit: Uruguai quer ser a Delaware da América Latina

País criou hubs de tecnologia e aceleradoras, além de incentivos tributários e financeiros para atrair empresas e startups estrangeiras

Sebastián Risso, diretor da Uruguay XXI
Sebastián Risso, diretor da Uruguay XXI

Na busca por reduzir os custos com impostos, muitas startups optam por ter sua estrutura jurídica no exterior, em lugares como Delaware, nos Estados Unidos, ou nas Ilhas Cayman. Mas para as empresas brasileiras há um destino muito mais perto: o Uruguai. O país de apenas 3,5 milhões de habitantes quer atrair negócios, em especial no segmento de Tecnologia, e está oferecendo uma série de benefícios fiscais para empresas que se instalam por lá.

Em entrevista exclusiva ao Startups durante a Gramado Summit, em Punta del Leste, Sebastián Risso, diretor da agência governamental Uruguay XXI, conta que o país quer que startups brasileiras passem a enxergar o Uruguai como uma plataforma para se internacionalizar. Para isso, foram criados hubs de tecnologia e aceleradoras no país, além de incentivos tributários e financeiros.

“Temos zonas francas, onde empresas localizadas nesses locais não pagam nenhum tipo de imposto. Ou em alguns setores, como exportação de softwares, por exemplo, mesmo fora das zonas francas, também não há imposto de renda para as empresas. São leis que existem há 30 anos, praticamente. E temos esse programa, Uruguay Innovation Hub, em que o governo pode co-investir nas startups, junto com os fundos”, explica Sebastián.

Segundo ele, a legislação e benefícios fiscais foram criados no país porque, ao contrário do Brasil, as empresas uruguaias nascem voltadas para o mercado externo, pensando em exportar.

“Então, dizemos às empresas brasileiras: deixem sua vertical brasileira no Brasil, e procurem o Uruguai para montar uma operação com o objetivo de ir para fora, para o resto do mundo. E, às empresas uruguaias, dizemos: continuem no Uruguai para expandir ao resto do mundo, mas ponham um pé no Brasil para atender ao mercado brasileiro em particular, que é muito importante”, afirma.

Para o diretor da Uruguay XXI, o país pode ser comparado a Delaware, em termos de benefícios para as empresas, mas com as vantagens de estar na América Latina. “Podemos dizer que somos a Delaware latina, por que não? Mas estamos muito mais próximos do Brasil. Existe uma afinidade cultural, somos muito parecidos, principalmente com as pessoas do Sul do Brasil. E brasileiros que decidem morar no Uruguai também podem ter benefícios, como imposto de renda reduzido”, acrescenta Sebastián.

A primeira edição da Gramado Summit no Uruguai, segundo ele, é uma “oportunidade fantástica” para estreitar o relacionamento entre os dois países: “Que venham 2 mil brasileiros ao Uruguai, que se conectem a empresas uruguaias, que conheçam a nossa proposta de valor, vemos tudo isso como uma grande oportunidade”.