Rodada de investimento

Morada.ai capta R$ 6M para levar IA ao mercado imobiliário

A startup criou uma assistente virtual chamada Mia, capaz de conversar com os clientes em qualquer idioma e ajudar nas vendas

Time da Morada.ai. Foto: Divulgação
Time da Morada.ai. Foto: Divulgação

A proptech Morada.ai, especializada em soluções de inteligência artificial para o setor imobiliário, recebeu um investimento de R$ 6 milhões, liderado pela Nexus Empreendimentos. A startup criou uma assistente virtual chamada Mia, que realiza uma espécie de pré-atendimento aos clientes interessados em negociar imóveis.

A Morada.ai é um spin-off da Kunumi, startup vendida ao Bradesco. Foi fundada em 2021 por Luis Veloso e Ramon Azevedo, que já realizaram projetos de IA para corporações como McDonald’s, Itaú e C&A.

Segundo a empresa, o chatbot Mia é capaz de apresentar imóveis, agendar visitas, responder dúvidas, filtrar as necessidades dos clientes e, quando o engajamento foi evidenciado, encaminhar esses usuários a corretores humanos.

Leia também: 5 Minutos com Sérgio Esteves, CMO da Loft

Ramon, que é CEO da Morada.ai, conta que a assistente virtual pode conversar de maneira fluida em qualquer idioma, além de entender áudios e textos, e usar gírias, sem que a maioria das pessoas perceba que está falando com uma IA.

“Isso eleva nosso atendimento e nos diferencia de outras soluções do mercado. Atualmente, a avaliação da Mia é superior à avaliação de um atendimento realizado por um ser humano”, diz.

Com essa solução, a Morada.ai já atende a quase 100 incorporadoras em 17 estados do Brasil, incluindo gigantes como Direcional, Cyrela, Patrimar/Novolar, entre outros, que utilizam a Mia em suas assistentes digitais, para conectar os consumidores ao setor imobiliário.

Desde a sua fundação, a proptech tem entre seus investidores grupos empresariais do setor, que, segundo os fundadores, ajudaram a empresa durante todo o processo de validação e crescimento.

Até o momento, a Mia já atendeu a quase meio milhão de pessoas e trocou mais de 12 milhões de mensagens. Este ano, já teve mais de 400% de crescimento, em relação ao mesmo período do ano passado.

“Ao focar em um nicho específico, a IA consegue ser mais precisa e eficaz. A Mia foi projetada para entender profundamente o mercado imobiliário e coletar dados que atualizem sua compreensão, o que reduz a possibilidade de erros e melhora a experiência dos clientes”, explica Luis Veloso, COO da Morada.ai.