Fintech

Banco Safra obtém autorização do BC para ter fintech de crédito

A Safra SCD larga com capital social de R$ 7 milhões. Além de operar com crédito, a fintech poderá gerir contas de pagamento pré-pagas

Banco Safra. Foto: Reprodução/Site Banco Safra
Banco Safra. Foto: Reprodução/Site Banco Safra

Banco Safra recebeu autorização do Banco Central (BC) nesta segunda-feira (14/10) para o funcionamento de sua fintech de crédito, a Safra Sociedade de Crédito Direto. A aprovação está no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o despacho, a Safra SCD larga com capital social de R$ 7 milhões e tem como controlador direto o Banco Safra S.A. e como indiretos Alberto Joseph Safra, David Joseph Safra, Esther Safra Dayan, Jacob Joseph Safra e Vicky Safra. A sede da instituição é em São Paulo (SP).

Além da autorização para operar com crédito, usando recursos próprios, a fintech do Safra poderá emitir moeda eletrônica, ou seja, gerir contas de pagamento pré-pagas. A licença permite, ainda, ser emissor de instrumento de pagamento pós-pago (cartão de crédito) e iniciador de transação de pagamento (ITP).

Contexto

Em dezembro do ano passado, o Banco Safra também passou a operar como ITP via Pix no Open Finance, juntando-se na época a outros grandes bancos.

Na última sexta-feira (11/10), o BC aprovou outras duas SCDs: Divi e BFC. Atualmente, o Brasil conta com quase 130 SCDs, segundo informações disponíveis no site do BC. No final do ano passado, eram 116, mas em dezembro de 2022 a lista não chegava a 100.

Apesar do aumento que vem ocorrendo, há casos também de cancelamento de licenças, conforme o Finsiders Brasil mostrou em reportagem especial recente.