A Sankhya segue acelerando no mercado de M&As, como parte da estratégia para atingir a meta de R$ 1 bilhão em receita recorrente que aproximará a companhia do sonho do IPO. Nesta terça-feira (02), a empresa anunciou a compra majoritária da Lincros, startup catarinense de gestão logística com inteligência artificial. Essa é a décima aquisição do grupo de tecnologia de Uberlândia em sua história e a segunda em 2025.
Posicionada como uma Enterprise Intelligence Platform (EIP), a Sankhya tem comprado startups que complementem seu portfólio de soluções, que integra ERP, CRM, gestão de pessoas e vendas. Em maio, o grupo adquiriu a Flowbiz, de marketing digital.
Também fazem parte do grupo as empresas Vixting (RH), Espresso (gestão de despesas corporativas), Neppo (atendimento), PontoTel (gestão de ponto), Ploomes (gestão do pipeline de vendas), Meetime (conversão de leads), Mindsight (recrutamento e seleção) e ASIS (gestão tributária).
Com a aquisição da Lincros, a ideia é reforçar a tese de ter um portfólio cada vez mais amplo, afirma André Britto, CFO da Sankhya, em entrevista ao Startups.
“Logística era um produto que a gente ainda não tinha conseguido entrar, embora tenhamos muitos clientes de varejo e atacado. A aquisição da Lincros acabou sendo natural, já que muitas soluções deles já se conectam com o nosso ERP, e 5% a 10% da base deles já tinha alguma relação com a nossa plataforma”, diz o executivo.
O valor do negócio não foi divulgado, mas a Sankhya costuma adquirir entre 51% e 80% do capital das empresas, mantendo o time fundador à frente da operação.
Fundada em 2013, em Blumenau (SC), a Lincros desenvolve soluções que abrangem desde a contratação de transportadoras até o gerenciamento de veículos e validação de fretes. Com 230 clientes, principalmente no eixo Rio-São Paulo e na região Sul, a empresa atende operações de médio e grande porte, incluindo players como Bauducco, Stellantis, Kibon, Midea, Positivo, Bimbo, Panco, Camil, Red Bull, entre outras.
“Esta união com a Sankhya aumenta nossa capacidade competitiva no mercado e expande nossas possibilidades de investimento em tecnologia. Agora podemos acelerar o desenvolvimento de nossas soluções de inteligência artificial para logística e ampliar nossa atuação em novos mercados”, afirma André Luiz Jacinto, CEO da Lincros.
Novas aquisições e planos de IPO
O grupo ainda tem R$ 200 milhões para ir às compras até 2026 e já planeja mais uma aquisição ainda este ano, mantendo o ritmo de dois a três M&As por ano, desde 2021. Entre os segmentos buscados pela Sankhya estão Big Data, compliance, logística e fintech.
No início de 2024, a companhia havia anunciado ao Startups a intenção de abrir capital a partir de 2025. Segundo o CFO, o objetivo permanece, mas é preciso que haja as condições de mercado adequadas para isso.
“O plano de IPO continua, mas a gente nunca teve pressa e entende que tem que ser no melhor momento. O mercado tem que estar aberto. Enquanto isso não acontece, estamos fazendo o nosso dever de casa, que é crescer com rentabilidade e eficiência, criando uma plataforma diferente. O momento certo depende do mercado, mas ainda temos um caminho para trilhar”, aponta.
André Britto afirma que o primeiro target é a receita recorrente de R$ 1 bilhão, que a Sankhya deve alcançar “já no final do ano que vem”. De acordo com o executivo, a empresa projeta um crescimento de 30% este ano, em linha com o que foi registrado nos anos anteriores.
“Conseguindo isso, temos apetite e tamanho para um IPO”, diz.