Rodada de investimento

Ex-concorrente do iFood capta R$ 1M para ajudar donos de restaurantes

Chefia atua como um streaming com conteúdos sobre gestão de estabelecimentos do segmento de food service, além de clube de benefícios

Leitura: 3 Minutos
Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, e Pedro Pontes, fundador e CEO do Chefia | Foto: Divulgação
Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, e Pedro Pontes, fundador e CEO do Chefia | Foto: Divulgação

A plataforma Chefia concluiu a captação de uma rodada de R$ 1 milhão, liderada pelo Investidores.vc, com aporte de R$ 900 mil, somados a R$ 100 mil da Anjos do Brasil. Fundada em 2021, mas em operação há dois anos, a startup funciona como uma espécie de “Netflix da Alimentação”, ou um streaming com conteúdos sobre gestão de estabelecimentos do segmento de food service.  

O Chefia começou como uma plataforma de delivery concorrente do iFood, com o diferencial de ter um clube de assinaturas. Após pivotar e adotar um modelo focado em levar conhecimento ao dono de restaurante, a empresa cresceu, em um mês, mais do que em um ano como delivery.

“O modelo nasceu da dor do dono de restaurante, que tem uma jornada muito solitária. Em 70% dos casos, eles fecham as portas por falta de conhecimento empreendedor. Já temos 60 mil empreendedores cadastrados na nossa plataforma e, com o aporte, queremos ganhar tração para chegar a R$ 100 mil”, afirma Pedro Pontes, fundador e CEO do Chefia, em entrevista ao Startups.

Segundo ele, a plataforma atingiu o breakeven com três a quatro meses de operação e já é lucrativa. No conselho, estão nomes como Dorival Oliveira, vice-presidente da Arcos Dorados (dona do Mc Donald’s no Brasil), além de participantes do MasterChef como Maria Antonia Russi e Thyago Rocha. 

Atualmente, além das aulas sobre administração, marketing, vendas etc, a plataforma também conta com outras duas verticais: ferramentas (chamada de Mochila do Chef) e benefícios (Clube do Chef). Na primeira, os usuários têm acesso a planilhas, dashboards, ebooks e outras ferramentas que podem ajudar o seu negócio. Já o clube oferece benefícios com parceiros, como Contabilizei, Nestlé, Coca-Cola, apps de delivery, empresas de relações públicas, entre outros.

Pedro conta que os recursos da rodada serão usados para investir em marketing, produto e algumas “poucas contratação estratégicas”. Hoje, o Chefia possui um time enxuto, de seis pessoas.

Além disso, a startup se prepara para lançar o Chefia Bank, uma fintech voltada exclusivamente para a operação dos donos de restaurantes.

Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, afirma que o ecossistema de investimento em startups tem tido um olhar especial para a economia real, e em como o Software-as-a-Service (SaaS) e a inteligência artificial têm impactos no offline. Esse é o terceiro investimento do Investidores.vc em 90 dias.

“O Chefia tem um modelo super objetivo de entrega de valor para o dono de restaurante, combinando educação, comunidade, dados e tecnologia em um modelo altamente escalável”, aponta.