Eduardo Esmanhotto e Victor Savioli, cofundadores da Velotax | Foto: divulgação
Eduardo Esmanhotto e Victor Savioli, cofundadores da Velotax | Foto: divulgação

Nos seus primeiros anos, a Velotax tinha uma proposta diferenciada – entregar, por meio de um app, automação e facilidade para seus usuários preencherem e entregarem a sua declaração de imposto de renda. Entretanto, a fintech agora quer se tornar uma plataforma completa de serviços financeiros, e para isso levantou R$ 125 milhões.

A rodada, fechada no primeiro semestre do ano, mas divulgada apenas este mês, foi liderada por fundos globais de renome. Entraram na série A as gestoras QED Investors, Valor Capital e Picus Capital. Antes da série A, a ultima rodada da Velotax foi um seed em 2022, liderado pela Lupa Capital.

Com a injeção de capital, o plano do Velotax é crescer além do imposto de renda, construindo a partir da experiência bem-sucedida de seu produto de antecipação de restituição. Agora a estratégia abrange produtos de crédito pessoal e o programa de empréstimo consignado CLT do Governo Federal.

“A trajetória do Velotax impressiona: nasceu simplificando a declaração do IR e a antecipação de restituição – serviços que se tornaram porta de entrada para conquistar a confiança de milhões”, destacou a companhia em comunicado.

O plano é acelerar a construção de um superapp com recursos como crédito pessoal, empréstimos consignados, seguros personalizados, educação financeira e negociação de dívidas, tudo isso baseado em IA, algo que será desenvolvido com base no aporte.

“A IA nos permite enxergar além do score tradicional. Analisamos centenas de variáveis para oferecer crédito responsável, com propostas compatíveis com a real capacidade de pagamento”, destaca Victor Savioli, cofundador do Velotax, em nota.

A entrada de investidores de nível global e o foco em expansão também fez a Velotax investir na entrada de novos executivos. Karin Thies (ex-advisor da Geru) assume a diretoria de crédito, com a missão de aprimorar a análise e gestão de risco. Paulo Almeida, executivo com 14 anos de experiência na Crefisa, assumiu o cargo de Diretor Comercial.

A lista não acaba por aí. Régis Ricarte (ex-head de cobrança na SuperSim) será o novo Diretor de Cobrança, Fábio Nestor (também ex-Crefisa) chega como Head de Produtos Consignados, e Leandro Pereira (ex-Creditas) ingressa como Head de Análise de Dados.