Sócios da eMentor, Thiago Barone e o CEO Vinicius Silvestrini | Foto: divulgação
Sócios da eMentor, Thiago Barone e o CEO Vinicius Silvestrini | Foto: divulgação

A eMentor, startup que desenvolveu uma plataforma em que empresas podem oferecer mentorias para o desenvolvimento de talentos em suas organizações, acabou de anunciar uma rodada para financiar seu plano de expansão. Com o aporte, liderado pela STAMINA Ventures, o plano da empresa é alcançar um número ainda maior de clientes e se tornar o maio ecossistema de mentorias do país.

O valor do aporte não foi revelado. Mas Natan Sztamfater, cofundador da STAMINA, disse que o cheque ficou um pouco acima da faixa que ela costuma fazer normalmente. A gestora de VC focada em aceleração de vendas e marketing tem um range amplo para seus investimentos iniciais, podendo ir de R$ 100 mil a R$ 1 milhão. Em rodadas subsequentes (follow on), ela já chegou a R$ 3 milhões. “Culturalmente os fundadores tem um match muito grande com a a gente e com os founders do ecossistema. Sentimos a dor como cliente, sabemos o quanto uma tecnologia desse tipo pode nos potencializar. Eles já atendem grandes clientes, o que nos deu bastante confiança. Acreditamos que nossa especialidade em marketing e vendas e nossa rede podem levar a eMentor para outro patamar”, diz Natan.

O CEO da eMentor, Vinicius Silvestrini, conta que a injeção de capital servirá para ampliar sua equipe, desenvolver novos produtos e funcionalidades baseadas em IA, e acelerar a expansão comercial via novos canais B2B, além de fortalecer parcerias com empresas e instituições de ensino. Segundo ele, o objetivo maior é popularizar a implementação de programas de mentorias dentro das empresas.

“A mentoria precisa deixar de ser um privilégio e virar uma prática estratégica e acessível dentro das empresas. Esse investimento Ventures acelera essa missão, para que possamos ajudar milhares de pessoas a aprenderem com quem já superou os mesmos desafios que enfrentam hoje”, afirma Vinicius.

Atualmente, a eMentor conta com cerca e 40 mil mentorados, em 1,5 mil empresas atendidas. Na sua rede de mentores, são aproximadamente 2,5 mil profissionais. Com o investimento, o plano da companhia é escalar esse número rapidamente, batendo um faturamento de R$ 10 milhões no próximo ano.

Planos e diferenciais

Conforme explica Vinicius, mais do que oferecer mentorias, o que a sua empresa entrega é uma solução para gerir programas de mentorias corporativa, com matching e acompanhamento de resultados. “Atuamos no mercado B2B, focando em empresas médias e grandes com desafios claros de desenvolvimento de talentos. Nossos principais clientes são áreas de RH, T&D, universidades corporativas e times de liderança”.

De acordo com o CEO da startup, o modelo mais preferido pelos clientes é o de utilizar a plataforma no formato white label, na qual as empresas internalizam o serviço e gerenciam com sua própria rede de mentores e dados. Inclusive, como parte da rodada a STAMINA também será usuária do software white label da eMentor para estruturar uma sua própria comunidade de mentorias entre os fundadores, colaboradores e parceiros do seu portfólio.

Além da plataforma while label, a eMentor também oferece a solução como serviço, cuidando de programas de mentoria de ponta-a-ponta para empresas.

“Ambos têm forte adesão, mas vemos uma tendência clara: empresas buscando estruturar sua própria rede de mentores internos, formando líderes que compartilham conhecimento com as novas gerações. A mentoria vira um ativo estratégico para retenção de talentos, aceleração de lideranças e preservação do conhecimento organizacional”, destaca o CEO.