
Quando se é unicórnio e o mercado está animado para investir, é natural tentar novos caminhos de crescimento. Foi o que o QuintoAndar fez ao entrar no segmento de condomínios ao comprar a SindicoNet e Noknox anos atrás. Entretanto, alguns anos e uma correção de mercado depois, parece que a proptech resolveu rever seus planos – e se desfez destes dois ativos.
Conforme apurou a reportagem do Startups – e confirmado pelo QuintoAndar – os dois ativos foram repassados para a SindicoNet, que se desvinculou da proptech quando seus fundadores saíram do QuintoAndar no começo do ano. Segundo as fontes ouvidas pelo Startups, os executivos saíram da proptech levando as marcas e tecnologias da SindicoNet e Noknox.
Perguntado pela reportagem, o QuintoAndar destacou que a decisão fez parte da estratégia da companhia em focar em frentes de negócio mais prioritárias.
“Direcionamos recursos para iniciativas de maior impacto e novas tecnologias que resultem na oferta da melhor jornada de busca e transação de imóveis a todo ecossistema imobiliário”, disse a empresa, em comunicado enviado ao Startups.
A SindicoNet, plataforma de conteúdo e marketplace de serviços para condomínio, foi comprada pelo QuintoAndar em 2020, pouco tempo depois da empresa ter levantado uma série F de US$ 250 milhões com o SoftBank. Foi a primeira aquisição da proptech de olho no mercado de condomínios.
Dois anos depois, foi a vez do QuintoAndar comprar (também por um valor não divulgado) a Noknox, app de relacionamento para conectar moradores, síndicos, porteiros e prestadores de serviço – uma espécie de Slack para substituir os grupos de WhatsApp de condomínio.
Nos anos seguintes, ambas as soluções foram mantidas integradas pelo portal da SindicoNet, mas nunca se tornaram de fato produtos dentro da plataforma do QuintoAndar – o que tornou as coisas menos complicadas na hora de “desconectar” as marcas.
Como elas estão agora?
Meses depois da saída da SindicoNet e da NokNox do QuintoAndar, as duas marcas seguem ativas. No LinkedIn, a SindicoNet faz postagens frequentes sobre o negócio, mas há mais de um ano não menciona o QuintoAndar em suas postagens.
Já o caso da Noknox é diferente. Na última semana, os usuários do app começaram a receber um email avisando que seriam migrados para a plataforma da MyCond, uma empresa baiana de soluções para gestão condominial. Inclusive, um cliente insatisfeito recorreu ao ReclameAqui para se queixar sobre a mudança.
“Gostaríamos de esclarecer que a NokNox encerrará definitivamente suas operações, e por isso o aplicativo será descontinuado de forma permanente. A empresa não está tornando o aplicativo pago, mas sim encerrando um serviço gratuito que deixará de existir. Por isso, foi oferecida de forma totalmente opcional a possibilidade de migração para outra plataforma, o MyCond, que é administrada por uma empresa diferente e possui planos próprios, inclusive pagos”, disse a SindicoNet, em resposta à postagem.
Procurado pela reportagem do Startups, a SindicoNet não se manifestou até o fechamento desta matéria.