Call Center (Imagem: Canva)
Call Center (Imagem: Canva)

Ligar para o call center é, para muitos consumidores, sinônimo de dor de cabeça: longas esperas com músicas irritantes, respostas automáticas e atendimentos que nem sempre resolvem o problema. Mas uma startup brasileira quer mudar esse cenário: a Beegol.

Fundada por Gilberto Mayor, a plataforma de inteligência artificial voltada ao setor de telecomunicações já é utilizada por operadoras conhecidas no Brasil, como Claro, Vivo, TIM e Algar. Com base em modelos de linguagem da OpenAI, a tecnologia da Beegol alimenta sistemas inteligentes de suporte que reduzem a carga de trabalho das equipes.

Por trás da plataforma da Beegol está um conjunto de agentes de inteligência artificial que atuam de forma autônoma sobre os dados coletados pela empresa. Tudo começa com um software de telemetria desenvolvido pela própria startup, que monitora em tempo real os equipamentos instalados na casa do cliente. A partir dessas informações, os agentes de IA analisam onde está a origem do problema e tomam decisões automáticas para resolvê-lo.

Para se ter uma ideia, esses mesmos agentes já são capazes de acionar um técnico, conversar com o cliente, executar comandos remotos ou até sugerir soluções comerciais. “O nosso agente sabe, através do dado que coletamos, que a cobertura do Wi-Fi está ruim. Aí a gente fala: olha, você não quer comprar um Wi-Fi Mac para melhorar a cobertura da sua casa?”, exemplifica o fundador e CEO.

Gilberto ainda aponta que a proposta da empresa é de utilizar a inteligência artificial no core de telecom para melhorar o serviço e melhorar a satisfação do cliente. “A IA vai mudar o core business das operadoras para melhor”, sinaliza.

Com aportes, Beegol prevê expansão internacional

O Startups já havia conversado com a Beegol em 2022, quando a empresa levantou R$ 11 milhões (cerca de US$ 2 milhões) em uma rodada liderada pela Indicator Capital. Um ano depois, o fundo voltou a investir mais US$ 2 milhões. Já em 2024, o BTG Pactual entrou com US$ 1 milhão, completando o montante de US$ 5 milhões. Somando o seed money de US$ 1 milhão recebido do Grupo Tellescom, a Beegol já acumula US$ 6 milhões em investimentos, que têm impulsionado sua expansão internacional e novas parcerias no setor de telecom.

Gilberto chegou a contar ao Startups que, durante o mês de outubro, a Beegol chegou a fechar um contrato com a “segunda maior operadora de telecomunicações da Europa”. O nome da empresa, no entanto, não pôde ser revelado por questões de confidencialidade.

Além disso, a empresa já trabalha com a Entel, no Chile, e conduz projetos-piloto com grandes operadoras nos Estados Unidos, na Austrália e em outros países europeus.