fbpx
Compartilhe

Tem se falado muito sobre o ChatGPT nas últimas semanas. Um chatbot que usa inteligência artificial para geração de textos. A plataforma é da OpenAI, que recebeu US$ 10 bilhões da Microsoft para que a gigante de tecnologia saísse na frente na briga contra o Google, Amazon e Meta.

Em pouco tempo, a plataforma caiu na boca do povo. Não só dos entusiastas de tecnologia que discutem se o ChatGPT é a próxima revolução do mercado, mas também para os mais céticos que argumentam não querer robôs substituindo tudo o que seres humanos podem fazer.

Por enquanto, parece que a solução veio para ficar. O Buzzfeed demitiu 12% de sua força de trabalho para depois anunciar que vai utilizar ferramentas da OpenAI para produzir seus textos. E um juiz da Colômbia pediu a ajuda do ChatGPT para definir um caso sobre o direito à saúde de uma criança autista, fazendo perguntas ao sistema para sustentar a sua decisão.

Mas o ChatGPT está longe de ser o único sistema inteligente capaz de otimizar ou substituir tarefas cotidianas. Outros aplicativos já conseguem compor músicas, detectar objetos em vídeos e até produzir imagens (inclusive, a que ilustra essa matéria foi gerada pelo DALL·E). Por isso, decidimos chamar o próprio ChatGPT para indicar algumas ferramentas de IA que podem facilitar a nossa vida. Veja, a seguir, quem ele recomenda:

Dialogflow: uma ferramenta para criar aplicativos de IA conversacionais, como chatbots

Jupyter Notebook: uma plataforma baseada na Web de código aberto para desenvolver e compartilhar fluxos de trabalho de ciência de dados e aprendizado de máquina.

DALL·E: uma plataforma de IA que gera imagens únicas a partir de descrições textuais

Optimizely: uma plataforma de otimização com inteligência artificial que pode ajudar as empresas a tomar decisões baseadas em dados e melhorar o desempenho de seus sites e aplicativos móveis

UiPath: uma plataforma de Robotic Process Automation (RPA) que usa IA para automatizar tarefas repetitivas e manuais.

AWS Comprehend: um serviço de processamento de linguagem natural que usa IA para extrair insights e informações de texto.

Amazon Rekognition: uma API de análise de imagem e vídeo pré-treinada para detectar objetos, cenas e rostos em imagens e vídeos.

KNIME Analytics Platform: uma plataforma de análise, relatórios e integração de dados de código aberto para criar fluxos de trabalho de ponta a ponta.

AIVA (Artificial Intelligence Virtual Artist): um sistema de IA que cria composições musicais originais em uma variedade de estilos.

TensorFlow: uma estrutura de aprendizado de máquina de código aberto que pode ser usada para criar e implantar modelos de IA para uma variedade de tarefas, incluindo análise e previsão de dados.

LEIA MAIS