fbpx
Compartilhe

De uma pequena empresa com cursos livres na área de saúde realizados em espaços locados sazonalmente a uma edtech com 6 mil alunos formados e faturamento de R$ 7 milhões. Este é um breve resumo da trajetória de 7 anos da ITH, de Goiânia (GO), edtech de life long learning de educação em saúde na qual o aluno, mesmo após concluir o curso e receber o certificado, tem acesso contínuo a todo o conteúdo da plataforma. 

A responsável por dar vida à startup, em 2015, é a biomédica e professora universitária Ana Claudia Camargo. A dura e triste experiência pessoal com a má qualidade no atendimento de saúde para com seus pais a motivou a empreender para prover melhor capacitação de profissionais da área. “Queria resolver essa dor pessoal e ao mesmo tempo uma dor crônica do ensino de qualidade para profissionais da saúde. Capacitar esses profissionais com um atendimento mais humanizado”, disse Ana Claudia ao Startups.

Ana Claudia ficou órfã aos 27 anos. Sua mãe, dona de casa e comerciante, faleceu depois de tratamentos e diagnósticos inadequados e o pai foi vítima do Césio 137, acidente radiológico e radioativo que aconteceu na capital goianiense em 1987, tendo mais de 8 tumores diferentes.

Docente na área da saúde, Ana Claudia também se viu motivada pelos próprios alunos, que sempre pediam indicações de cursos e instituições. Na verdade, a empresa nasceu há 7 anos como Instituto Health, com cursos livres na área de saúde ministrados por ela mesma e realizados em espaços locados sazonalmente — pequenas salas em hotéis de Goiânia. Assim, foi criando sua primeira base de alunos interessados em realizar a pós-graduação.

A procura por cursos aumentou, até que chegou o momento de criar a própria sede em Goiânia. Surgiu então, em 2020, a Faculdade ITH. Mas foi em 2022, de fato, que o jogo virou e Ana Claudia decidiu mudar o modelo de negócio, reposicionando a ITH como uma empresa focada no ensino digital, usando a tecnologia para transformar a educação em saúde.

Fachada da sede da ITH em Goiânia (Foto: Divulgação)

Cursos para todos os gostos e bolsos

O cardápio de produtos oferecidos pela ITH é bastante variado. São cursos técnicos, de extensão, graduação, pós-graduação e ebooks, destinados exclusivamente a profissionais que atuam na área da saúde. Mais de 50% dos cursos são voltados à gestão e empreendedorismo. 

Segundo Ana Claudia, a duração de um curso pode variar de 20 horas até 2 anos, e os valores saem a uma média de R$ 300 a mensalidade para um curso de graduação, e de R$ 150 no caso dos cursos de extensão. Para facilitar o atendimento ao aluno e tirar suas dúvidas rapidamente, a plataforma conta com uma atendente virtual, chamada Helena.

“Começamos com apenas 2 cursos em 2015 e hoje oferecemos mais de 200. São mais de 300 professores parceiros e mais de 6 mil alunos formados, e uma média de crescimento de 40% ao ano no número de novos alunos na plataforma”, conta Ana Claudia, toda orgulhosa. Alunos esses que não só estão espalhados por todo o Brasil como também em outros 5 países: Camarões, Chile, Colômbia, Espanha e Estados Unidos.

Alguns dos cursos oferecidos pela edtech (Foto: Divulgação)

Com quase 25% dos alunos no Sudeste, a startup inclusive inaugurou este ano uma unidade em São Paulo, na Avenida Paulista, para atender essa demanda da região. “Alguns dos cursos são no modelo híbrido e o deslocamento para São Paulo é muito mais fácil do que para Goiás, por exemplo”, destaca Ana Claudia, que vislumbra abrir novos pólos em outras regiões em 2023.

Depois de faturar R$ 4,4 milhões em 2021, a ITH projeta encerrar este ano com R$ 7 milhões na conta, mantendo o ritmo de crescimento entre 30% e 50% obtido nos últimos anos. 

LEIA MAIS