Fundada em 2021 pela sul-coreana Soon Hee Han e o manauara Yuri Han, a Amakos é uma startup que combina tecnologia verde e a rica biodiversidade amazônica para criar cosméticos sustentáveis, de origem natural e livres de substâncias tóxicas. Baseada em ciência verde, o negócio busca valorizar os ativos naturais da região, promover a preservação ambiental e impulsionar a geração de renda para comunidades locais.
A empresa inaugurou sua fábrica em Manaus em 2023, após dois anos de dedicação à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), criação do MVP e validação no mercado. Desde então, passou a comercializar seus produtos por meio de um e-commerce próprio. Com uma linha diversificada, que inclui séruns como Sangue de Dragão, Nano Açaí com Vitamina C e Copaíba, a marca oferece soluções dermatológicas para tratar acne, manchas e sinais de envelhecimento, como rugas, flacidez e linhas de expressão.
Atualmente, a Amakos atende a um mercado global cada vez mais focado na sustentabilidade, destacando-se com soluções veganas e cruelty-free que conquistam consumidores preocupados com impacto socioambiental. A startup conta com o apoio do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), que auxilia na criação e no desenvolvimento de empresas inovadoras nos setores de biotecnologia, tecnologia da informação e eletrônica.
A startup também mantém parcerias com comunidades locais e Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), áreas naturais onde populações tradicionais realizam a exploração sustentável de recursos. Um exemplo é a RDS do Uatumã, localizada nos municípios de São Sebastião do Uatumã e Itapiranga, no Amazonas.
Rumo à expansão
“Estamos na fase de ruptura da bolha, investindo na parte comercial para levar nossos produtos ao maior número de pessoas, clínicas dermatológicas e lojas especializadas”, afirma Yuri Han, cofundador da Amakos. “Ainda não alcançamos o breakeven, mas estamos focados em nos tornarmos uma empresa lucrativa”, acrescenta.
Como parte de sua estratégia de expansão, a startup inaugurou recentemente a primeira Casa Amakos, localizada em Pinheiros, São Paulo. “O espaço funciona como um ponto de conexão entre a marca e nossos clientes. A ideia é oferecer experiências exclusivas e fortalecer o posicionamento da Amakos no mercado”, explica Yuri.
Além dos cosméticos, a Casa conta com um espaço gourmet que oferece chocolates Warabu, feitos com cacau amazônico de sistemas agroflorestais, além de uma curadoria de biojoias e acessórios. O local também promove experiências imersivas, como o “banho de floresta”, além de atividades como yoga, meditação, eventos e palestras.
Segundo Yuri, a Amakos está em negociações para expandir a presença de seus produtos para outras regiões do Brasil, incluindo Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais. No país, a startup opera em conformidade com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e possui certificações como PETA Cruelty Free & Vegan, Eureciclo e Halal. Além disso, está em processo de obtenção do selo internacional Cosmos/Ecocert, reforçando seu compromisso com padrões globais de qualidade e sustentabilidade.
Em paralelo à expansão nacional, a startup também planeja sua internacionalização, de olho nos mercados dos Emirados Árabes Unidos, da Europa e dos Estados Unidos. “Estamos nos preparando para levar nossos produtos ao exterior ainda no segundo semestre”, diz o cofundador. “Embora o mercado de cosméticos naturais e sustentáveis esteja em crescimento no Brasil, ele já é muito mais consolidado lá fora. As certificações internacionais são essenciais, e a internacionalização é o próximo passo”, pontua.
Buscando aproximar-se de potenciais parceiros e distribuidores, Yuri destaca que já participou de diversos programas voltados para facilitar esse processo. Entre eles, estão iniciativas do Sebrae e o programa Beautycare Brazil, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Esse programa tem como objetivo promover, facilitar e acelerar o processo de internacionalização das empresas do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e seus correlatos.
“Vamos continuar desenvolvendo novos produtos”, garante Yuri. Ele cita as linhas teen e capilar como projetos já em andamento. “Além disso, seguimos em busca de novos públicos e, em algum momento, pretendemos entrar no mercado de perfumaria, embora ainda não tenhamos um prazo definido para isso”, finaliza.