Além da Faria Lima

ChefPro se prepara para escalar com app que cria fichas técnicas de receitas

Startup cearense ajuda profissionais da gastronomia a organizar seus processos de produção e evitar desperdícios

Foto: Arte/Startups
Foto: Arte/Startups

Foi em 2010 que, aos 19 anos de idade, o cearense Luiz Henrique Vasconcelos decidiu empreender. Muito antes de fundar o ChefPro, aplicativo para criar e gerenciar fichas técnicas de receitas, Luiz foi dono de uma pizzaria delivery e, alguns anos depois, de um restaurante físico, com uma operação maior e mais complexa, ambos em Fortaleza.

E foi exatamente em sua experiência nesse setor que surgiu um desafio que acabaria servindo como gatilho para criar a startup. “Identifiquei que todos os problemas que a gente tinha na operação, que não eram poucos, vinham da falta de uma ficha técnica bem feita, organizada, fácil de atualizar. A precificação, controle de estoque, compras e tudo o mais era tudo feito no Excel”, conta Luiz em conversa com o Startups para a série Além da Faria Lima.

Para quem não é do ramo de alimentação, assim como esta editora que vos escreve, a ficha técnica é um documento indispensável em qualquer cozinha de restaurante. O sistema permite ao gestor calcular com exatidão o custo de cada refeição, controlar os insumos usados em cada receita e manter os gastos e lucros sob controle.

Pois então, depois de uma breve consultoria em 2014, Luiz começou a desenhar o aplicativo que se tornaria o ChefPro, na própria cozinha de seu restaurante. O estabelecimento não se sustentou e fechou, abrindo caminho para o jovem investir de vez no desenvolvimento do app que facilitaria a rotina de empreendedores da gastronomia com fichas técnicas de receitas.

Luiz Henrique Vasconcelos, fundador e CEO da ChefPro (Foto: Divulgação)
Luiz Henrique Vasconcelos, fundador e CEO da ChefPro (Foto: Divulgação)

Organização na cozinha (e no aplicativo)

Com a ajuda de um desenvolvedor mobile, Luiz lançou a primeira versão do ChefPro na Apple Store e Play Store em 2016, totalmente gratuita, bem simples. Em um ano o aplicativo alcançou cerca de 30 mil usuários. Somente quatro anos depois que o app foi reformulado, integrado às principais tabelas nutricionais oficiais, e entrou de vez no mercado conquistando seu primeiro cliente pagante.

Hoje os valores da assinatura anual do ChefPro variam entre R$ 69 e R$ 249. No início deste ano, o aplicativo passou por uma grande atualização, se tornando ainda mais intuitivo e prático. O app já ajuda empreendedores da gastronomia em 24 países a calcularem os custos das suas receitas, gerar rótulo nutricional, ter uma melhor organização dos seus processos de produção, evitar desperdícios, entre outras vantagens que as fichas técnicas bem feitas e organizadas podem trazer para qualquer tipo de negócio de alimentação.

Aplicativo ChefPro (Foto: Divulgação)

Depois da startup focar os últimos anos no produto em si, agora ela se prepara para ganhar escala. A ideia é investir pesado na divulgação, marketing e na criação de conteúdo educativo para empreendedores do ramo de alimentação, consultores de alimentos, nutricionistas, cozinheiros e demais profissionais da área. Tal estratégia ganhará uma forcinha extra da aceleradora Cordel Ventures, já que a ChefPro acabou de ser aceita no seu programa de aceleração.

“Usaremos nosso Instagram não só como uma plataforma para vender o nosso produto, a gente realmente quer se comunicar com o mercado, criar conteúdo relevante”, afirma Luiz. “Outro formato que estamos iniciando agora é o com afiliados. A pessoa pode gerar um link próprio dela, anunciar esse link e ganhar comissão com isso”, acrescenta ele. No mais, em breve o app deve ser integrado ao ChatGPT para que a criação de uma ficha técnica pelo aplicativo da ChefPro seja ainda mais prática – tirando a foto de uma receita ou falando só o nome da mesma.

Crescendo a uma média de 120% ao ano, a ChefPro prevê manter essa taxa em 2024 e encerrar o ano com 1 mil clientes pagantes – hoje são 750 assinantes e mais de 30 mil usuários no total. E sim, um dinheiro na conta é sempre bem-vindo para uma startup ganhar escala. Segundo Luiz, a empresa já tem seu pitch pronto para iniciar conversas com potenciais investidores ainda este ano.