A criação de uma plataforma para que criadores de conteúdo vendessem infoprodutos foi o que fez com que a Hotmart se tornasse um unicórnio. Agora, a B4You quer repetir a fórmula do sucesso, mas com produtos físicos. Fundada em 2020, em Brasília, pelo empreendedor Matheus Mota, a startup foca em itens com alto potencial viral. Entre seus clientes, está, por exemplo, a marca Sofá na Caixa – que vocês provavelmente já viram em alguma rede social.
Atualmente, a plataforma já conta com mais de 100 mil usuários, entre marcas, empreendedores e creators. A B4You também já distribuiu mais de R$ 30 milhões em comissões apenas para creators afiliados.
Até aqui, a startup vem crescendo com capital próprio e de forma orgânica. No entanto, a B4You está preparando uma captação para o ano que vem, para ajudar a empresa a atingir o ambicioso objetivo de transacionar R$ 1 bilhão em volume bruto de mercadorias (GMV) até o final de 2026.
Em entrevista ao Startups, o CEO Matheus Mota conta que a plataforma está no “timing perfeito” para aceleração. “A gente quase não investe em marketing, nosso crescimento tem sido bastante orgânico, com 70% dos creators vindo por indicação. O boca a boca é muito forte. Passamos por um período de aumento de time e vamos pegar um escritório maior em Brasília no ano que vem”, diz.
Além dos produtos físicos, a B4You oferece soluções também para eventos, assinaturas e serviços. No entanto, o fundador afirma que 80% da receita vem dos produtos físicos. Hoje, a plataforma tem mais de 11 mil criadores de conteúdo cadastrados. A meta é chegar a 1 milhão até 2026.
A B4You também tem investido na criação de seu próprio ecossistema de marcas virais. Ao todo, a empresa já tem mais de 40 marcas virais. Entre elas, a Big Boom, do segmento fitness.
“Comecei a empreender no mercado digital, começando do zero, vendendo produtos físicos na internet. Eu criava as marcas e escalava esses produtos. Em 2020 tive a ideia de criar a B4You, pois percebi que na maior parte das vezes o problema não estava no tipo de produto que as pequenas empresas vendiam, mas em como vendiam. Faltava uma plataforma que trabalhasse com produtos de qualidade. Nós criamos marcas pequenas, mas com identidade muito criativa e muito viral”, afirma o fundador.
A B4You não cobra mensalidades dos usuários. Os criadores pagam apenas uma porcentagem por cada venda realizada, além de uma tarifa fixa de R$ 2. A plataforma também cuida da infraestrutura de vendas e promoção dos produtos. Os clientes da plataforma incluem, além do Sofá na Caixa, marcas como Dreams Coffe, de alimentação fitness, e Patafix, do segmento pet.
“Estamos caminhando para nos tornar a Hotmart dos produtos físicos, atuando como uma ponte que conecta marcas e criadores digitais em torno de produtos virais. Nossa plataforma proporciona uma experiência completa de venda, especializada em produtos que ganham grande engajamento nas redes sociais e se tornam sucesso em vendas online”, diz Matheus.