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Antes de fundar a logtech Spotx em Vitória (ES), os sócios Antônio Salomão e Zenilton Oliveira, CEO e COO, respectivamente, já conviviam com os desafios e dores da área logística desde 2018, quando comandavam outra empresa (tradicional), a Pro Ativa Logística. A companhia era especializada no atendimento de demanda Spot — frete utilizado na contratação de transportadoras em casos emergenciais — para área de suprimentos de indústrias.

Foi então que, em certo momento, após conversas com seus clientes, identificaram que a maior dor das grandes indústrias não era a demora das coletas e entregas, mas a gestão de toda a informação envolvida no transporte. “Ali percebi que era a oportunidade ideal para criar uma tecnologia que solucionasse essa dor, o momento de fundar uma startup”, afirma Antônio em conversa com o Startups para a série Além da Faria Lima.

Os sócios decidiram vender a empresa para investir em tecnologia e fundar, em setembro de 2020, a Spotx, com a missão de levar transparência a todo o processo de coleta, transporte e entrega de cargas das grandes indústrias. Contrataram um CTO para ajudar no desenvolvimento de um SaaS, para atender as grandes indústrias, e de um aplicativo, especialmente para os motoristas responsáveis pelo transporte. Integradas, as tecnologias fazem a mágica acontecer.

Os cofundadores da Spotx: Antônio Salomão (CEO) e Zenilton Oliveira (COO)/Foto: Divulgação
Os cofundadores da Spotx: Antônio Salomão (CEO) e Zenilton Oliveira (COO)/Foto: Divulgação

Denominada Spothub, a plataforma faz toda a gestão do transporte de cargas em tempo real. O SaaS consegue prospectar e conectar o motorista mais próximo e adequado ao tipo de carga a ser transportada, em um processo criterioso de análise e qualificação dos motoristas parceiros. Estes passam a contar com um rastreador e, pelo aplicativo desenvolvido pela Spotx cadastram todos os seus documentos e notificam a indústria sobre possíveis atrasos e incidentes durante o percurso, bem como o tempo para a chegada.

Antônio explica que a cobrança é feita por cada transporte feito, sendo que cada modalidade tem uma precificação. O retorno à indústria com o preço e prazo de coleta e entrega leva entre 30 e 40 minutos. Segundo ele, a Spotx é a única transportadora digital do país a atender todos os perfis de frete da indústria: transporte terrestre (veículos leves, médios, pesados e especiais) e transporte multimodal, que combina o terrestre com o aéreo.

Para efetuar o pagamento dos motoristas, a startup tem parceria com uma Instituição de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEF), no caso, a Truckpad. O motorista recebe 70% de adiantamento no início do transporte e os outros 30% são liberados no fim da viagem de forma automática, quando o parceiro sobe uma foto do comprovante de entrega da carga em questão.

Crescimento exponencial

Mesmo com poucos recursos para iniciar o negócio e um faturamento de R$ 400 mil no primeiro ano de operação, a partir de 2021 a Spotx ganhou força e começou a crescer exponencialmente, sempre bootstrap. Naquele ano, os ganhos saltaram para R$ 5,8 milhões (um crescimento de mais de 1.000%) e, em 2022, para R$ 13,5 milhões. Para 2023, a projeção da startup é faturar R$ 26 milhões, mas o grande sonho dos cofundadores da Spotx é superar os R$ 100 milhões até 2026.

“Eu e o Zenilton sempre fomos empreendedores mais raíz, focados em criar um alicerce forte, dando passos seguros, gerando caixa e resultados para validar o modelo de negócio com os pés no chão mesmo”, comenta Antônio, em referência aos resultados alcançados. O crescimento acelerado e alto potencial de impacto da Spotx resultou na seleção da startup para o programa de aceleração Scale-Up Endeavor em agosto de 2022.

Atualmente, a base de clientes da logtech é composta por 35 grandes indústrias de suprimentos em todo o Brasil, principalmente nos segmentos de mineração, papel e celulose, e siderurgia. Suzano, Klabin, Petrobras e Arauco são algumas delas, lembrando que a Spotx atende diversas fábricas de cada uma delas. Já o número de motoristas parceiros chega perto de 60 mil, realizando entre 350 e 400 fretes todo mês.

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