Além da Faria Lima

Vinho Tinta transforma experiências de team building com arte e bebida

Startup fatura R$ 2M levando atividades de pintura com degustação de vinho às empresas; Google e Nubank já provaram

Foto: Arte Startups
Foto: Arte Startups

Já pensou em combinar pintura em tela com degustação de vinho para uma experiência de team building em sua empresa? Pois então, a startup curitibana Vinho Tinta pode te ajudar nessa missão, como forma de motivar seus colaboradores, estimular a criatividade e fortalecer o endomarketing. Além de experiências de pintura com degustação de vinho, a companhia também realiza atividades de criação da bebida, do blend ao rótulo, e mosaicos em telas.

A ideia para criar a startup surgiu em 2019, quando o fundador e CEO, Marcos dos Santos, observou a mãe, que enfrentava um quadro grave de depressão, se animar ao ajudar a irmã mais nova na pintura de uma maquete. Logo, ele se lembrou de uma experiência que viveu três anos antes, nos Estados Unidos, quando estudava no país, e que unia as atividades de pintar e beber. Era a oportunidade de trazer esse modelo para o Brasil e proporcionar o mesmo bem estar que sua mãe vivenciou a mais pessoas.

“Minha mãe, que não saia do quarto, não conversava, naquele dia passou a tarde toda pintando a maquete. À noite, até cozinhou pra gente e perguntou como tinha sido a nossa semana. Percebi que ela conseguiu se conectar consigo no processo da pintura e com a gente, e me veio a lembrança daquele lugar dos Estados Unidos”, conta Marcos ao Startups, em conversa para a série Além da Faria Lima. “Foi então que pensei: é isso que eu vou fazer da minha vida”, acrescenta.

Ao lado da namorada Nátaly Sicuro, que se tornou diretora de Operações da Vinho Tinta, investiu R$ 150 mil reais em um espaço físico, com o objetivo de oferecer experiências presenciais de pintura e vinho para o consumidor final, em Curitiba. Três meses após o início das operações, o casal repensou o modelo de negócio devido à pandemia de Covid-19, e migraram para experiências online. Assim nasceu o primeiro produto da Vinho Tinta, o kit Pintura & Vinho, em que o participante recebia o material em casa com e acompanhava online a experiência de pintar um quadro guiado por um artista.

Marcos dos Santos, CEO e fundador, e Nátaly Sicuro, COO da Vinho Tinta (Foto: Anderson Loyola)
Marcos dos Santos, CEO e fundador, e Nátaly Sicuro, COO da Vinho Tinta (Foto: Anderson Loyola)

Experiências para empresas

Em 2021, o modelo de negócio da empresa foi reformulado outra vez, após os fundadores identificarem a demanda de eventos presenciais por parte de líderes de recursos humanos que queriam integrar o time após o período de isolamento social. Marcos e Nátaly entenderam que tinham um negócio disruptivo que poderia mudar a forma com que empresas desenvolvessem seus times.

“Chegou uma época que ninguém mais aguentava fazer coisa online, e a gente estava prestes a quebrar, endividados. Foi então que, não sei se por sorte do destino, um rapaz que tinha feito a experiência online com sua família me ligou, perguntando se eu poderia levar a mesma experiência de pintura e vinho na confraternização de fim de ano na empresa em que ele trabalhava. Não pensei duas vezes, e realizamos a atividade para nossa primeira empresa cliente”, comenta Marcos. A empresa era o Grupo Boticário, que desde então, já fez mais de 100 experiências com a Vinho Tinta.

A ideia das experiências para o B2B é, segundo o CEO, juntar os dois mundos: trabalhar algo que o mundo corporativo precisa, junto com uma dinâmica divertida. Toda a experiência é customizada por uma equipe de projetos para criar um momento único para cada cliente, atendendo equipes entre 4 a 1.500 colaboradores. As dinâmicas são guiadas por facilitadores, profissionais do mercado que ajudam na condução das atividades, e o valor cobrado, em média, é de R$ 250 por participante.

Desde sua fundação, a Vinho Tinta já atendeu 320 organizações – incluindo Google, Nubank e BMW -, alcançando cerca de 22 mil pessoas em 26 países. As experiências são administradas em português, inglês e espanhol, de forma presencial pelo Brasil, e online para o mundo.  

Depois de triplicar o faturamento em 2023, para R$ 2 milhões, a startup do Paraná segue em ritmo acelerado de crescimento. Para este ano, a companhia quer se consolidar ainda mais e abraçar mais estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais – São Paulo hoje é seu maior mercado.

Questionado sobre qual o segredo do sucesso da startup que cresce sem nenhum investimento externo, Marcos foi direto ao ponto: “Trabalho, muito trabalho, e propósito. Muita gente abre empresa apenas para ganhar dinheiro, mas não se sustenta se não tiver propósito”, diz. No caso da Vinho Tinta, é o de conectar pessoas com o momento presente usando arte.