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6 dicas para empreendedores que buscam o sucesso

Foto: Canva
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* Roberto Oliveira é CEO da Take Blip

Para quem quer empreender, não existe uma fórmula mágica para alcançar o sucesso. Até mesmo pelo fato de que não conseguimos prever os desafios que estão por vir. Mas podemos aprender com os erros e acertos de outros empreendedores. Quero neste artigo compartilhar 6 preciosas lições que aprendi com a minha vivência como empreendedor e investidor para que você possa aplicar em seu dia a dia para conquistar o sucesso também. 

Ser antifrágil 

O inesperado sempre acontece e ser antifrágil é reagir a este inesperado com consistência. Ninguém sabia que haveria uma pandemia, mas as empresas que estavam preparadas para comunicar suas ideias e seus produtos em tempo real, com o auxílio da tecnologia, por exemplo, já eram anti frágeis e provavelmente sobreviveram ao período turbulento com mais facilidade. E isso não tem a ver com solidez, reserva de segurança e liquidez. Estar pronto para a mudança é uma questão de mindset, e é o principal ingrediente para o sucesso. 

Customer development 

Customer development é algo que todos podemos e devemos fazer em nossos negócios, pois, ao ouvir o nosso cliente, testar e validar hipóteses, a tomada de decisão torna-se mais assertiva. O feedback é o presente mais valioso que o cliente pode oferecer, depois da contração do seu produto ou serviço. 

Há quem use este presente, enquanto outros preferem arquivá-lo. Porém, construir um novo modelo a partir da experiência de consumo torna o processo mais ágil, formando um verdadeiro círculo virtuoso que costumo chamar de short feedback loop: ter um olhar atento sobre as interações e comportamento do usuário na interação com um produto, e responder rapidamente, melhorando constantemente a experiência dos usuários. Com a criação de produtos de forma acelerada, a empresa está sempre um passo à frente. 

Product Market Fit 

Duas bases de qualquer negócio de sucesso – o produto e o mercado – devem fazer parte da mesma equação. De nada adianta ter um produto inovador, se o mercado não está preparado. O conceito de Product Market Fit traz exatamente isso: uma estratégia de um produto que se adeque perfeitamente ao mercado, que “caia como uma luva” nas demandas dos clientes. Conseguir medir a aderência do seu produto e o tamanho do mercado é um diferencial importante.

Ninguém vence os juros compostos 

Aqui vale falarmos de resiliência e não sobre perdas. Afinal, ninguém vence os juros compostos. Ser agressivo no mercado e cauteloso nas finanças com certeza é uma boa prática para ter um negócio de sucesso. Mantenha sempre o olho no caixa. O mercado financeiro brasileiro infelizmente trabalha com juros altos e prazos curtos, o que não é compatível com o desenvolvimento de um negócio em fase de crescimento, em que a expectativa de lucro está no futuro. 

Empatia 

E por fim, uma lição que faz com que todos continuemos tentando é termos empatia com os outros, assim como com nós mesmos. A empatia é a verdadeira coragem e ela, somente ela, que nos impulsiona a prosseguir, pois traz em si a força para entendermos nossas virtudes e como estas servem melhor aos nossos clientes, sócios, parceiros e colaboradores.