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*Ignacio Parada da Fonseca é CEO e fundador da Bioelements

Nos últimos anos, testemunhamos uma evolução no cenário comercial, marcada pelo crescimento exponencial do mercado de produtos sustentáveis e resultante da mudança nas preferências e comportamentos dos consumidores.

O estudo “Tendências de consumo online com impacto positivo”, realizado no último ano pela plataforma Mercado Livre, aponta que, na América Latina, houve um crescimento de 8% na quantidade de empreendimentos que comercializam produtos sustentáveis, com mais de 57 mil marcas e negócios no continente. O Brasil responde por 37% deste total, onde a expansão registrou aumento de 15% em comparação ao ano anterior.

Como empreendedor neste segmento, defendo fortemente o potencial econômico e de inovação que as soluções sustentáveis podem oferecer. Ao investir em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de produtos que dialogam com a agenda ESG, tem sido possível contribuir para o crescimento de um mercado sustentável e rentável, gerando oportunidades de emprego e fomentando o empreendedorismo nesta área. Hoje, há sete anos à frente da Bioelements, trago também sete lições que aprendi ao longo desta trajetória:

1-Propósito que engaja stakeholders

Antes de tudo, ter um propósito claro é fundamental quando se tem um negócio sustentável, pois ele atua como uma bússola, orientando todas as ações, decisões e estratégias em direção a um objetivo maior. Paralelamente, isto também aumenta o engajamento dos colaboradores e a confiança dos clientes, visto que, cada vez mais, as pessoas são atraídas para empresas que têm um impacto positivo no mundo e que se preocupam com questões socioambientais. Além disso, investidores focados em ESG estão mais inclinados a apoiar empresas com um propósito bem definido, quando levamos em conta que estas demonstram maior consistência e determinação. Portanto, ter um compromisso claro com a sustentabilidade potencializa as chances de atrair investimentos de longo prazo.

2-Adaptabilidade e resiliência

O ambiente empresarial é dinâmico e está sempre mudando. Logo, uma cultura de adaptabilidade e resiliência é vital para enfrentar desafios e superar obstáculos, permitindo a continuidade do negócio mesmo perante situações inesperadas. Tais características permitem que sua empresa se ajuste às mudanças econômicas, regulatórias, tecnológicas e de mercado. Ainda neste sentido, a capacidade de se adaptar e ser flexível permite que você identifique e aproveite novas oportunidades, que podem até mesmo resultar em capital e crescimento.

3-Visão e estratégia de longo prazo

A presença de uma visão nítida e estratégia de longo prazo é algo essencial para que você mantenha o foco em seus objetivos à medida que cresce. Este aspecto é indispensável para que o planejamento, implementação e avaliação das práticas da sua empresa sejam feitos de forma mais eficaz e consistente, de maneira a ajudar a orientar decisões importantes e a permanecer no caminho certo para o sucesso sustentado. Ademais, tratando-se de negócios pautados pela sustentabilidade, diversas metas inseridas nas métricas ESG estão alinhadas a compromissos globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Portanto, a visão de longo prazo habilita sua empresa a contribuir de maneira mais significativa para esses objetivos, abordando desafios sociais e ambientais complexos.

4-Mensuração de impacto

Esta é uma ferramenta crucial para um negócio sustentável, pois proporciona uma abordagem baseada em dados para que você possa entender o progresso em direção aos objetivos pré-definidos e comunicar de maneira transparente e confiável o impacto real que sua empresa está gerando. Tudo isso também colabora para a tomada de decisões informadas, identificação de pontos de melhoria, análise de concorrência e, especialmente, para a atração de investidores e parceiros, a partir da divulgação de métricas claras.

5-Equipe e talento

Ter uma equipe altamente treinada e comprometida é um ativo valioso para uma empresa sustentável. A combinação de competências técnicas, experiência e visão estratégica torna possível enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do cenário atual. Profissionais qualificados impulsionam a inovação e garantem a execução eficaz das estratégias de sustentabilidade, consequentemente, inspirando uma cultura de responsabilidade e contribuindo diretamente para a prosperidade da empresa.

6-Parcerias e colaborações estratégicas

Estabelecer parcerias e colaborações estratégicas com outras empresas, instituições acadêmicas ou governamentais é um forte fator de contribuição para a credibilidade, crescimento e expansão de um empreendimento sustentável. Isso viabiliza o acesso a recursos que, muitas vezes, não estão disponíveis internamente, seja em infraestrutura, conhecimento especializado ou novas tecnologias. Ademais, a sinergia resultante de uma parceria amplifica as possibilidades de abordar desafios sociais e ambientais, o que pode levar a resultados mais expressivos do que se cada organização atuasse de forma isolada.

7-Inovação tecnológica

A inovação tecnológica é peça-chave para abordar desafios globais da agenda ESG, como mudanças climáticas, poluição e escassez de recursos, uma vez que possibilita a criação de soluções mais eficientes, sustentáveis e impactantes. A capacidade de um negócio em desenvolver tecnologias inovadoras e alternativas únicas dentro seu campo de atuação permite que seus produtos se mantenham competitivos e respondam às mudanças na demanda do mercado, além de fortalecer o seu comprometimento com a construção de um amanhã mais limpo e saudável para as comunidades e para o planeta como um todo.

Em última análise, ao abraçar a sustentabilidade como um pilar fundamental, desempenhamos um papel crucial na transformação dos paradigmas comerciais, promovendo uma mudança rumo a modelos mais conscientes e responsáveis. Ao mesmo tempo em que enfrentamos desafios únicos, encontramos oportunidades para inovar, construir relações sólidas com stakeholders e contribuir para um futuro melhor. Empreender em um negócio sustentável é, portanto, uma jornada que não apenas impulsiona o sucesso comercial, mas que, sobretudo, preserva nosso ambiente natural e deixa um legado duradouro de gestão ambiental para as gerações futuras.

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