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Afinal, qual é o papel das empresas no ecossistema brasileiro?

É essencial desenvolver inovações que atendam às necessidades do mercado, bem como fomentar a formação de profissionais

Foto: Canva
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*Guilherme Junqueira é CEO da Gama Academy

O ecossistema de inovação brasileiro tem crescido rapidamente nos últimos anos. Segundo dados da plataforma de inovação Distrito, somente em 2022, foram mais de aproximadamente US$ 4,45 bilhões em investimentos. Apesar do recuo em relação a 2021, quando foram registrados cerca de US$ 9,7 bilhões, os investimentos em tecnologia e inovação no país ainda são um dos maiores em toda a América Latina. 

Em meio às transformações que tem acontecido no setor, é essencial que as empresas de tecnologia se preocupem em fomentar esse mercado, promovendo pesquisas para entender as necessidades e deficiências desse campo, além de identificar oportunidades para a inovação. Além disso, apesar de algumas empresas estarem reduzindo seus squads, ainda há uma demanda gigante por profissionais de tecnologia, e isso inegavelmente tende a criar oportunidades de negócios. 

A tecnologia é um instrumento poderoso que pode ser utilizado para transformar diversos setores, como saúde, educação, entre outros. No entanto, para que isso aconteça, é preciso que as empresas de tecnologia estejam comprometidas em promover a pesquisa e o desenvolvimento de recursos inovadores que atendam às necessidades do mercado e as posicionem na vanguarda da inovação. 

Formação de profissionais

Não obstante, é necessário também uma atuação ativa das empresas no fomento à formação de profissionais qualificados para atuar no mercado de tecnologia. Isso pode ser feito de inúmeras formas, como programas de capacitação, treinamentos e cursos especializados, por exemplo. Com a formação de profissionais capacitados, as empresas podem garantir que o mercado de tecnologia esteja sempre em constante evolução.

A Associação de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) calcula que, em cinco anos, até 800 mil postos de trabalho devem ser criados, gerando um déficit de aproximadamente 500 mil ofertas de trabalho. 

Outro ponto crucial para fomentar o mercado de tecnologia é a identificação de oportunidades para a inovação. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado e análises de tendências, que permitem identificar as necessidades do mercado e as lacunas que ainda não foram preenchidas, como os requisitos mais buscados pelo mercado, dificuldades de contratação e até benefícios a serem ofertados. 

Com essa análise, as empresas podem desenvolver soluções inovadoras que atendam às demandas do mercado e, consequentemente, fomentar o crescimento do setor. É o caso de pesquisas sobre a realidade do mercado. A Gama Academy, por exemplo, realizou recentemente a Tech Jobs, uma pesquisa sobre o setor de tecnologia visando justamente mapear as necessidades e descobrir tendências. Dentre outros pontos, o mapeamento ajudou a descobrir as soft skills mais buscadas pelo mercado, as dificuldades para contratação de mulheres e o modelo de trabalho mais desejado pelos profissionais. 

É importante destacar que o fomento ao mercado de tecnologia não se restringe apenas às grandes empresas do setor. Startups e empresas de menor porte também têm um papel fundamental nesse processo, uma vez que podem trazer soluções inovadoras para o mercado e contribuir para o crescimento do setor como um todo.

Por fim, há vários pilares que movimentam o ecossistema de inovação, e a atuação das empresas no fomento ao pilar de informação e formação é indispensável para a evolução da área.