* Guilherme Junqueira é CEO da Gama Academy
O mercado de tecnologia enfrentou uma das maiores crises de sua história em 2022. Desde o início de sua ascensão, ainda na década passada, os negócios em tecnologia cresceram de forma acelerada, registrando sucessivos lucros e atraindo grandes investidores. E mesmo com a chegada da pandemia, diversas empresas seguiram crescendo e elevando sua valuation.
Consequentemente, a demanda por profissionais aumentou bastante em pouco tempo, sendo que, só no Brasil, a estimativa é ter até 800 mil oportunidades na área até 2025, segundo a Brasscom. Entretanto, em 2022, com a Guerra na Ucrânia e os países ainda se recuperando dos impactos da pandemia, as empresas de tecnologia sofreram um forte abalo e nem mesmo as big techs passaram ilesas.
Empresas como Apple, Google, Amazon, Meta, entre outras, demitiram milhares de colaboradores ou postergaram as contratações. De acordo com dados da plataforma layoffs.fyi, que acompanha cortes na área de tecnologia, cerca de 150 mil funcionários do setor foram demitidos só em 2022.
Os cortes foram percebidos como necessários pelas empresas que buscavam não só reduzir custos, mas fazer a gestão e racionalização de projetos de maneira mais acessível. A despeito de todos esses ajustes, a tecnologia ainda segue em alta e a demanda por profissionais ainda é enorme.
As companhias ainda seguem muito dependentes de profissionais de TI, e isso inclui também os negócios cujo core não é exclusivamente tecnologia. Em algum nível, a necessidade de uma equipe de desenvolvedores mostra-se crucial para grande parte das empresas, seja para otimizar tarefas, auxiliar na migração ou atuação no ambiente digital ou para desenvolver novos recursos.
O fato é que os layoffs provocaram pouca ou nenhuma mudança no mercado de tecnologia quanto às oportunidades de trabalho, sobretudo em empresas de pequeno e médio porte. A escassez de profissionais ainda é um grave problema para as empresas e deve seguir por alguns anos. Neste sentido, o encerramento de contrato de profissionais tem sido percebido como oportunidades por outras empresas, que se mobilizam para atrair os talentos.
Por fim, apesar do ambiente desafiador no mercado de tecnologia, o setor segue aquecido e com grande demanda por profissionais de TI. Para 2023, caso ocorra uma melhoria no cenário econômico, o mercado deverá seguir competitivo e com muitas oportunidades.