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Venancio Velloso é sócio e Chief Digital Officer (CDO) da Genial Investimentos. Tem mais de 17 anos de experiência no mercado digital como co-fundador de 3 startups (VTEX, Sapatino e WebPesados). Atuou como consultor de estratégia digital para grandes grupos e foi executivo do time de expansão do marketplace na Amazon Brasil. É formado em administração pela Babson College e mestre em Inovação, Estratégia e Marketing pelo MIT.

Há cerca de 10 anos, o C-level ganhou um novo “C”: o Chief Digital Officer, profissional responsável por promover a Transformação Digital e liderar os processos de inovação. E em um mundo que precisou se reinventar às pressas, os desafios do cargo aumentaram e a posição tornou-se mais estratégica.

Segundo uma pesquisa da PwC, a pandemia acelerou entre dois e três anos os planos quinquenais das empresas em relação à transformação digital. Contar com o olhar de um CDO neste processo pode ser uma grande vantagem competitiva.

Papel do CDO

Em minha visão, o CDO é o profissional que vai ajudar o CEO a ter uma visão digital, mostrando como melhorar o negócio com esse novo mindset, com novas oportunidades, nova visão e um método de trabalho mais ágil, implantando inovação, uma nova cultura e também fazendo o recrutamento de novos talentos digitais para apoiar a companhia. Sua função é transversal, para digitalizar a organização e acelerar sua curva de maturidade digital.

Mas não é tão fácil definir com exatidão o que um CDO faz. Afinal, além de este ser um cargo novo, cada organização está em um nível diferente do processo de digitalização, o que torna o job description deste profissional algo difícil de ser generalizado. Há quem esteja conduzindo a tomada de decisão com relação à tecnologia, outros podem estar liderando times de criativos, em busca de inovação, enquanto alguns podem estar com foco em cultura organizacional, dado que a transformação digital gira muito em torno da mudança de mindset.

Porém, existem algumas bases importantes. Para Rowan Gibson (vencedor do prêmio Innovation Expert e escritor do artigo The Rise and Role of the Chief Digital Officer), o CDO tem o papel de capitanear o crescimento e renovação estratégica, transformando uma empresa analógica em digital, com foco em criar valor por meio de ferramentas digitais, plataformas, tecnologias, serviços, metodologias e processos.

Assim, dentre suas principais funções estão:

  • Definir e implementar a estratégia digital
  • Ser um agente da transformação digital
  • Liderar a inovação digital
  • Mensurar ROI dos projetos digitais
  • Expandir o ecossistema de inovação digital
  • Desenvolver o talento digital

Conforme mostrou o estudo da Egon Zehnder “CDO Decoded”, que entrevistou mais de 200 CDOs ao redor do mundo, o ponto central da função de CDO é, sem dúvidas, ser um agente de transformação e modernização dentro das companhias. Mas, as formas de chegar a este resultado podem variar, passando por promover soluções de impacto comercial e monetização pelo digital, incentivar a inovação, evoluir a cultura da organização, dentre outros, como mostra o gráfico abaixo:

Fonte: CDO Decoded – Egon Zehnder

 

Independentemente do escopo, há inúmeros desafios na função de CDO, especialmente em um momento atípico como o que estamos vivendo hoje.

Desafios do CDO

Recentemente, fiz uma publicação aqui no LinkedIn com dados sobre uma pesquisa da NTT Ltd. que identificou que, apesar da necessidade de aceleração da digitalização decorrente da pandemia, ainda não há um alinhamento total entre as áreas de tecnologia e de negócios. E, sendo o CDO o líder responsável por promover a transformação digital, é sua função promover esta convergência entre os departamentos e fazer com que todos os colaboradores atuem em prol de um objetivo comum.

Aqui, entramos em um tópico crucial relacionado à transformação digital, que ainda é minimizado em alguns locais: seus processos não são baseados apenas em tecnologia e só terão resultados se envolverem as pessoas. E este é um dos grandes desafios do CDO: contribuir com a construção de um novo mindset e uma cultura forte, capaz de engajar os colaboradores em torno da busca pela alta performance (falo um pouco mais sobre isso no e-book Transformação Digital, da e-volve, que conta também com a participação de outros executivos da área).

Citando novamente o estudo da Egon Zehnder, 54% dos CDOs entrevistados afirmaram passar mais tempo em atividades de educação e evangelização do que executando tarefas em si (vide o infográfico abaixo). Este dado mostra o tamanho do desafio em envolver e engajar o time em torno da mudança: se todos já estivessem imersos em uma cultura digital ou convencidos da importância de uma transformação, não seria necessário tanto esforço em trabalhos de convencimento.

Fonte: CDO Decoded – Egon Zehnder

 

Promover a transformação digital tem muito mais a ver com cultura do que com tecnologia em si. Segundo David Rogers, autor do livro “The Digital Transformation Playbook”, a jornada da transformação digital é muito mais sobre liderança, estratégia e mudança de mindset. Comprar um software é muito mais fácil do que ensinar a importância de seu uso a toda uma companhia, por exemplo. E de que adianta ter tecnologia de ponta implementada em toda empresa se as pessoas não sabem utilizar? O segredo da transformação digital é transformar as pessoas que, naturalmente, são resistentes a mudanças. E para esse grande desafio é que as empresas tradicionais estão enxergando cada vez mais a necessidade de investir na contratação de um CDO.

 

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