*Felipe Toazza é VP de tecnologia da MadeiraMadeira
Nos últimos anos, temos acompanhado um avanço assíduo do uso da inteligência artificial (IA) nos mais diferentes setores da sociedade e com o marketplace isso não tem sido diferente. Para se ter uma ideia, 75% das empresas de e-commerce do Brasil afirmam já estão utilizando alguma forma de tecnologia baseada em IA, segundo um estudo conduzido pela Ebit/Nielsen.
Em outras palavras, a ferramenta tem se tornado indispensável no processo de atração de consumidores e de destaque das marcas. Afinal, com diversos desafios relacionados à entrada de novos produtos ao catálogo, envolvendo a qualidade de conteúdo, imagens, match de produtos, até a disponibilização personalizada das ofertas ao cliente, a tecnologia chega como um fator otimizador dessa conexão. Para explicar melhor sobre esse ponto, trago como exemplo o avanço da IA na interação dos usuários.
Por meio da tecnologia, as companhias são capazes de coletar um grande volume de informações e entender melhor como é o perfil de cada um dos seus consumidores, a fim de ajustarem a oferta de produtos, descontos e serviços de acordo com os desejos e necessidades específicas. Essa personalização se torna crucial para que uma companhia aprimore a experiência do cliente.
Como um exemplo, o aumento na assertividade do match de produtos permite disponibilizar melhores ofertas aos consumidores na buybox e, consequentemente, as vendas desses produtos aumentam em até 218%, segundo dados de acompanhamento das vendas.
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Uma experiência focada no perfil do cliente
Afinal, que tipo de cliente não quer ser capaz de contar com uma experiência personalizada e com um atendimento cada vez mais ágil? Aqueles que investem na tecnologia de IA estão ganhando espaço dentro do mercado de e-commerce e se destacando diante da concorrência.
Essa aplicação, porém, vem acompanhada de uma série de cuidados a serem tomados que vão desde a coleta de informações de usuários que sigam a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), informando-os sobre a ação e, claro, uma cautela para que a empresa não foque somente na automatização dos processos por meio da tecnologia. Afinal, ainda é muito importante oferecer suporte humano quando necessário.
A aplicação da IA tem mudado a maneira como nos conectamos com o nosso público-alvo dentro do e-commerce. Com o apoio desta ferramenta, empresas são capazes de melhorar a experiência do cliente, impulsionar suas vendas e até mesmo ganhar mais eficiência no seu dia a dia. Se a sua empresa ainda não entrou nessa onda, sugiro correr para não ficar para trás no mercado.