*Hugo Godinho é CEO da Dialog
A inteligência artificial já é uma realidade nas nossas vidas e tem sido cada vez mais implementada nas empresas. Acredita-se que a IA, como também é chamada, está destinada a criar um jeito completamente novo de trabalhar.
A substituição da mão de obra é uma questão delicada que a implementação desse tipo de tecnologia traz há muitos anos para a discussão. Porém, embora esse ponto mereça atenção, diversos estudos têm mostrado que a inteligência artificial pode contribuir com inúmeras melhorias no dia a dia de trabalho – tanto para as empresas quanto para os colaboradores.
Aderindo a esse tipo de recurso, organizações ganham produtividade e colaboradores ganham tempo, por exemplo. Esse combo permite o desenvolvimento de estratégias cada vez mais efetivas e, consequentemente, a conquista de resultados cada vez mais promissores.
Um levantamento feito pela Microsoft indica que 64% das pessoas afirmam não ter tempo ou energia para trabalhar. Nesse sentido, a IA vem para agilizar esse processo, permitindo que o profissional dedique mais tempo para as tarefas criativas. Nessa mesma linha, a pesquisa mostra que 82% dos líderes afirmam que os colaboradores precisam desenvolver novas habilidades para acompanhar a IA. Isso prova que tão importante quanto ter boas ferramentas é contar com equipes preparadas para fazer um bom uso delas.
Tecnologia a favor das empresas
A junção entre tecnologia e estratégia pode ser bastante positiva para as empresas. A inteligência artificial permite que os esforços destinados a atividades operacionais sejam reduzidos, pois ela é capaz de conduzir essas tarefas. Isso pode funcionar de diferentes formas, tudo depende da área em que a IA for implementada e dos recursos que ela oferecerá.
Na comunicação interna, por exemplo, a inteligência artificial tem ocupado cada vez mais espaço. A Dialog foi a HRTech pioneira no país a realizar a integração desse recurso à plataforma multicanal de CI que oferece a grandes empresas.
Essa tecnologia precisa ajudar as organizações a solucionar alguma dor latente nos processos das áreas. Entendo que, muitas vezes, as equipes de comunicação interna são pequenas. Com isso, os poucos profissionais que atuam no setor costumam ter a agenda apertada diante da necessidade de executar tantas atividades. Dessa forma, a IA pode ser uma importante aliada.
Ao que tudo indica, a inteligência artificial promete impulsionar o desenvolvimento das pessoas, estimulando a criatividade e dando ferramentas que apoiam a execução de tarefas cotidianas. Assim, absorvendo a realização de atividades que minam a nossa criatividade, acredito que a IA possa contribuir para que profissionais se dediquem – efetivamente – ao crescimento do negócio.