*Guilherme Luz é cofundador e CEO da Galena
Escolher dentre tantas opções de carreira e oportunidades de desenvolvimento virou o principal desafio das pessoas na gestão das suas jornadas profissionais. Há inúmeros caminhos possíveis e as profissões mudam com frequência. Como acompanhar tantas transformações? Como se preparar para uma promoção ou uma guinada na carreira? Como escolher cursos e conteúdos que atendam às suas necessidades?
As respostas a essas perguntas podem vir por meio do uso de inteligência artificial. Dentre tantas inovações antecipadas nesse campo da ciência, há uma com potencial de mudar a forma como milhões de pessoas gerenciam suas evoluções profissionais: o uso de grandes modelos de linguagem para auxiliar no desenvolvimento de carreiras.
Esses modelos de linguagem, como o já famoso GPT-4, têm a capacidade de cruzar enormes quantidades de dados, processá-los e formular caminhos e soluções por meio do reconhecimento de padrões. Se soubermos fazer as perguntas certas na adoção de plataformas alavancadas em IA, além de alimentá-las com dados confiáveis, elas podem virar nossas principais conselheiras de carreiras, digerindo a complexidade do mundo e nos devolvendo um roteiro de desenvolvimento profissional que seja organizado e acionável.
Isso vale para qualquer carreira, em qualquer organização – missão quase impossível de se realizar até recentemente. As empresas podem contratar plataformas alavancadas em IA para guiar o desenvolvimento das carreiras de todos os colaboradores, ao mesmo tempo e com qualidade. Essas tarefas normalmente exigiriam inúmeras horas de trabalho, mas agora poderão ser realizadas em escala.
Inteligência artificial em ação
Uma primeira tarefa importante com a qual IA pode nos ajudar é mapear nossas competências e habilidades – ou seja, identificar as áreas nas quais já somos experientes. Qualquer boa recomendação deve sempre partir de um bom diagnóstico. Modelos que usam inteligência artificial generativa já conseguem criar avaliações individualizadas a partir do nosso histórico profissional e acadêmico, além de fazer análises independentes de currículo, perfil online e conteúdo que geramos. Esses modelos conseguem também oferecer feedback por meio de assistentes virtuais.
Uma segunda tarefa importante que podemos acelerar com uso de IA é o mapeamento e a escolha do nosso próximo passo de carreira como:
- Usar algoritmos avançados (a Inteligência Artificial pode identificar tendências de mercado de trabalho);
- Sugerir oportunidades de crescimento e corresponder automaticamente os perfis à vagas de emprego;
- Oferecer orientações valiosas para tomadas de decisão de carreira mais informadas e alinhadas com metas individuais;
- Depois de ajudar a identificar e selecionar o próximo passo de carreira, os modelos de IA conseguem mapear quais competências e habilidades precisamos desenvolver para seguir profissionalmente.
Uma terceira tarefa importante que IA pode solucionar é a recomendação de conteúdos e recursos de aprendizagem a partir das competências e habilidades que precisamos desenvolver. Usando algoritmos de recomendação, as plataformas de IA podem sugerir cursos, tutoriais, materiais de estudo e oportunidades de treinamento para preencher as lacunas em nosso conhecimento que atendam diretamente às necessidades já mapeadas e considerem o perfil da pessoa.
Na grande maioria dos casos, será uma recomendação muito mais certeira do que os gestores costumam dar aos seus colaboradores – que, naturalmente, terão um repertório sempre mais restrito que os modelos de linguagem bem treinados.
As aplicações não param por aí. As plataformas de inteligência artificial podem nos recomendar pessoas que estão na mesma jornada profissional, para trocarmos experiências, e mentores para nos aconselharmos. Elas podem nos recomendar oportunidades de trabalho que se adequem ao nosso momento de vida e aspirações futuras, seja dentro ou fora da organização em que estamos trabalhando. As aplicações são muitas e o uso tende a crescer significativamente em pouco tempo.
Aplicação prática no Brasil e no mundo
Há três anos, o uso de tecnologia para o direcionamento de nossas carreiras parecia distante. No curto prazo, todas as organizações que prezam pelo tema terão adotado uma dessas plataformas, como forma de oferecer direcionamento a todos seus colaboradores – tarefa antes muito difícil, pela dificuldade de escala. Já há inúmeras plataformas, no Brasil e no mundo, que fazem todas ou algumas das tarefas descritas acima, com capacidade de direcionar e contextualizar os modelos de linguagem com dados públicos e proprietários.
A aceleração dessas soluções tem gerado uma verdadeira revolução no desenvolvimento de carreiras, permitindo que os RHs estratégicos fomentem e acompanhem, com muito mais ciência e informação, a evolução profissional dos seus colaboradores.