
A indicação é uma das estratégias mais eficientes para aquisição de clientes e aumento de conversões que existem. Porém, é preciso medir o sucesso de uma campanha de MGM para garantir que os resultados sejam mesmo expressivos. Além disso, avaliar o desempenho de um programa hoje pode nortear outro programa melhor amanhã. Então, realizar essa mensuração é fundamental.
Por esse motivo, hoje vamos te mostrar como fazer isso na prática, quais métricas usar e muito mais. Continue conosco e não deixe passar nada importante.
Como medir o sucesso de uma campanha de MGM?
Em primeiro lugar, os Indicadores de Desempenho (ou KPIs, do inglês Key Performance Indicators) são métricas essenciais para avaliar o sucesso de campanhas de indicação. Eles fornecem insights sobre o desempenho da estratégia e ajudam a tomar decisões informadas.
Assim sendo, veja a seguir quais os KPIs que você pode usar para programas de MGM e como fazer isso.
Taxa de conversão de indicações
A taxa de conversão revela a porcentagem de pessoas que evoluíram pelo funil de vendas e se tornaram clientes reais da sua marca. Em outras palavras, quantas pessoas deixaram de ser apenas interessadas nas suas ofertas e se transformaram em compradores dos seus produtos ou serviços.
Por exemplo, se 1.000 leads chegaram até um vendedor, mas apenas 200 vendas foram fechadas, a taxa de conversão em vendas é 20%. Lembre-se de que os dados analisados devem ser do mesmo período para obter resultados precisos.
Não existe uma taxa de conversão ideal universal, pois ela varia conforme os objetivos da sua estratégia e o segmento de atuação. Então, acompanhe regularmente essa métrica para otimizar seu desempenho e focar nos clientes com potencial real de conversão.
Retenção de clientes indicados para medir o sucesso de uma campanha de MGM
A retenção de clientes, por sua vez, é um indicador que mede a capacidade da empresa de manter os clientes conquistados ao longo do tempo. Quando aplicada a campanhas de Member Get Member (MGM), a retenção foca nos clientes indicados.
Para calcular a taxa de retenção de clientes indicados, considere o seguinte:
● Clientes no período: total de clientes durante o período analisado;
● Novos clientes no período: quantidade de clientes indicados nesse período;
● Clientes no início do período: número de clientes antes da campanha.
Números de pesquisas revelam que:
● Aumentar a taxa de retenção em apenas 5% pode gerar um aumento nos lucros de 25% a 95%;
● A retenção é mais econômica do que a aquisição de novos clientes.
Portanto, focar em aumentar esse KPI é muito importante. Para otimizar a retenção, invista em ferramentas que aprimorem a jornada do consumidor, como um software de atendimento ou campanhas automatizadas de indicação, por exemplo. Lembre-se de que a taxa ideal varia conforme o setor, mas sempre busque maximizá-la enquanto mantém o churn (taxa de evasão) sob controle.
ROI (Retorno sobre Investimento)
Métrica fundamental para avaliar a eficácia de investimentos, o que inclui campanhas de indicação, o ROI (Return on Investment, ou Retorno sobre o Investimento) mede o retorno financeiro obtido em relação ao dinheiro investido.
Para calcular o ROI, utilize a fórmula:
ROI = (Lucro obtido – custo da campanha / custo da campanha) x 100%
Por exemplo, se você investiu R$ 1.000 em uma campanha e obteve um lucro de R$ 2.500, o cálculo seria:
ROI = (2.500 – 1.000 / 1.000) x 100%= 150%
Um ROI positivo indica ganhos superiores aos custos, enquanto um ROI negativo sugere prejuízo. Porém, o ROI não deve ser analisado sozinho, mas junto com outros KPIs, como:
● Custo por Aquisição (CPA): Calcula o custo médio para adquirir um cliente;
● Custo por Clique (CPC): Indica o custo médio por clique em anúncios;
● Custo por Mil Impressões (CPM): Mede o custo para alcançar mil impressões;
● Receita por Clique (RPC): Avalia a qualidade do tráfego gerado;
● LTV (Lifetime Value): Estima o valor total gerado por um cliente ao longo do tempo.
Feedback dos participantes para medir o sucesso de uma campanha de MGM
O feedback dos participantes é outro indicador importante para medir o sucesso de campanhas de indicação. Ele oferece insights sobre a experiência dos envolvidos e a eficácia da estratégia.
Os participantes compartilham o que funcionou bem e o que precisa ser melhorado, e isso ajuda a ajustar a campanha. O feedback também reflete a percepção dos participantes sobre a campanha, ou seja, os comentários positivos indicam sucesso.
Além de números, o feedback qualitativo oferece insights sobre satisfação e impacto. Por fim, com base no retorno dos clientes, é possível otimizar a estratégia e alcançar melhores resultados.
Tempo de conversão
Representando o período necessário para que um lead ou visitante se torne um cliente ativo, o tempo de conversão é um indicativo importante do sucesso de campanhas de indicação.
Para analisar essa métrica, escolha um intervalo, como dias, semanas ou meses, para analisar a jornada do cliente. Em seguida, marque o momento em que o lead entrou em contato (por exemplo, preenchendo um formulário) e quando efetivamente se tornou cliente (realizando uma compra). Subtraia a data de conversão da data de contato para obter o tempo decorrido.
Benchmarking com campanhas anteriores e concorrentes
O benchmarking é uma aliada importante, que envolve a análise comparativa das estratégias e ações de empresas no mesmo setor ou segmentos relacionados. Ao observar o que colegas e referências do mercado estão fazendo, podemos desenvolver estratégias mais eficazes.
Para realizar benchmarking, siga estes passos:
● Identificação de concorrentes e referências: escolha empresas líderes de mercado para analisar, o que pode incluir até três concorrentes diretos ou indiretos;
● Estabelecimento de indicadores de análise: crie uma planilha para comparar aspectos específicos de cada empresa. Avalie o processo de indicação dos clientes, os prêmios ofertados, etc.;
● Comparação e análise das informações: identifique pontos fortes e fracos, oportunidades e desafios;
● Levantamento dos pontos altos e baixos: aprenda com as experiências dos outros para otimizar suas próprias campanhas.
Você pode usar essas mesmas estratégias para analisar suas próprias campanhas antigas. Com isso, você consegue ver o que deu certo e o que não deu nesses programas, para poder melhorar no futuro.
Agora que você já sabe como medir o sucesso de uma campanha de MGM, coloque essas dicas em prática e garanta programas de indicação cada vez melhores!

Muito prazer, nós somos a Beeviral!? Uma solução de Member Get Member que tem a missão de multiplicar clientes com campanhas automatizadas de indicação, criando assim um novo canal de vendas ativo, com CAC reduzido e maior taxa de conversão. Uma disrupção do Marketing Digital tradicional.