fbpx

IA e M&As: O papel da IA nas fusões de grandes ecossistemas

m&a
Compartilhe

*Orlando Ovigli é partner & VP de Digital Solutions Ecosystem do Grupo FCamara

Você já parou para pensar qual o papel da IA nos M&As de grandes ecossistemas? Quando chega uma nova empresa em um ecossistema, como tem acontecido na FCamara nos últimos anos, é preciso pensar em um processo de integração às demais funcionalidades do grupo.

Com mais um player, a complexidade do cenário se intensifica. É necessário expertise e tecnologia para padronizar e operacionalizar a governança, incorporar serviços, analisar contratos, entre outros desafios. É justamente este o papel da IA nos M&As.

Por causa da capacidade de analisar dados complexos, aprender padrões, automatizar tarefas e incorporar grandes volumes de informações, a Inteligência Artificial se tornou uma aliada estratégica para resolver o quebra-cabeça das fusões e aquisições.

Como implementar IA nos M&As?

Antes de pensar em como implementar IA nos M&As, é importante definir as prioridades da sua empresa com base na estratégia de crescimento orgânico e inorgânico da companhia.

Identificamos, como ponto de partida, que a inteligência artificial poderia nos ajudar em três planos importantes em fusões e aquisições da FCamara:

  • Melhoria de processos;
  • Tomada de decisões baseada em dados;
  • Cultura de inovação.

Logo, começamos a fomentar e experimentar o uso de ferramentas de inteligência artificial para acelerar as ações necessárias. Explico melhor, a seguir, como elas podem ser úteis nesse processo.

  1. Unificação da governança

É comum que, durante fusões e aquisições de empresas, assumam-se as áreas financeira, contábil e fiscal da nova parceira. Por isso, há um enorme desafio para integrar e operacionalizar todas essas funções.

Portanto, sugiro implementar soluções de IA para automatizar a contabilidade. Pois, com ferramentas especializadas se pode atender as empresas investidas de forma eficiente e com baixo custo.

A princípio, aplicar modelos de Inteligência Artificial para integrar a gestão financeira permite criar um simulador de orçamentos dinâmico. A ferramenta se ajusta automaticamente com base em parâmetros de mercado e no desempenho comercial.

  1. Aceleração das análises contratuais

Outra função importante que costuma ser incorporada em fusões e aquisições de empresas é a área jurídica. Contudo, antes de iniciar a incorporação é necessário fazer uma análise geral dos contratos das empresas investidas para avaliar os potenciais riscos e possibilidades de otimização.

No entanto, manualmente, essa ação poderia levar muitas horas. Logo, com a ajuda de uma ferramenta de leitura de documentos, é possível diminuir drasticamente esse esforço, priorizando o tempo da equipe jurídica para:

Interação com clientes e demandantes internos;
Atendimento e resolução de problemas provenientes das integrações com as investidas;
Outras demandas.

  1. Merge dos materiais comerciais

Logo após a assinatura e divulgação de aquisição de uma empresa, a prioridade é incorporar as ofertas, serviços e diferenciais competitivos no novo posicionamento.

Aplica-se novamente IA nos M&As para auxiliar a criação de materiais visuais que surgiram como incorporar os conteúdos uns com os outros, fundindo conceitos visuais e tons de voz da comunicação corporativa.

Em suma, a ferramenta acelera a atualização desses materiais comerciais e, consequentemente, sua utilização para geração de negócios.

  1. Integração de dados CRM e ERP

Utilizando ferramentas baseadas em Inteligência Artificial para a classificação e segmentação de dados, consegue-se sanitizar e equalizar as bases de dados das empresas adquiridas.

Assim, elas ficam preparadas para fazer parte dos sistemas unificados de ERP e CRM já utilizados na estrutura corporativa que o recebeu.

Essa aplicação, além de gerar mais eficiência operacional e garantir que haja dados reais para tomadas de decisão, tem um impacto super positivo no processo de onboarding das investidas.

  1. Aceleração das sinergias comerciais

Outro grande desafio na integração de companhias é usufruir rapidamente das sinergias comerciais que ambas as operações trazem uma à outra.

A GenAI pode, por exemplo, pode ser usada para cruzar os portfólios de todos os serviços disponíveis no ecossistema com as principais necessidades dos clientes da base conjunta, após o merge.
Em seguida, a ferramenta pode sugerir abordagens comerciais que chamem a atenção na apresentação da integração.

Experiência da aplicação de IA

Construir ecossistemas corporativos funcionais, adaptáveis e preparados para continuarem crescendo é fundamental. Aliás, a capacidade de equilibrar o uso da inteligência artificial com a humana será uma das principais alavancas para determinar o valor de uma organização.

Ao implementar IA em processos, planos e ações do dia a dia, ela se torna um catalisador de eficiência e inovação. Afinal, esses elementos agregam valor direto para qualquer empresa e as posicionam como líderes da próxima onda de transformação.

LEIA MAIS