Artigo

IA é protagonista na promoção de saúde e sustentabilidade

Aplicação da inteligência artificial na alimentação permite combater o desperdício, otimizando a produção, e com foco em qualidade de vida

IA já tem aplicações na alimentação e saúde. Foto: Canva
IA já tem aplicações na alimentação e saúde. Foto: Canva

*Paulo Monçores é CTO e cofundador da Mercado Diferente

A alimentação inteligente, impulsionada pelo uso da inteligência artificial (IA), está transformando a relação das pessoas com a comida, oferecendo soluções personalizadas que promovem a saúde e a sustentabilidade. Hoje, uma das aplicações mais acessíveis da IA na alimentação está na personalização das dietas.

Por meio da análise de grandes volumes de dados, algoritmos identificam padrões alimentares e adaptam recomendações nutricionais conforme as necessidades de cada pessoa. Isso vai além da contagem de calorias, proporcionando ajustes específicos que previnem doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares.

Além disso, a IA combate o desperdício, otimizando a produção e distribuição de alimentos de maneira mais sustentável. A tecnologia já monitora a cadeia de suprimentos, identificando falhas e propondo soluções para minimizar a perda de alimentos e reduzir o impacto ambiental da produção excedente.

Combate aos “desertos alimentares”

Outro impacto importante da IA está na identificação de regiões com acesso limitado a alimentos saudáveis, os chamados “desertos alimentares”. Com essas informações, governos e empresas podem criar políticas para melhorar o acesso a alimentos nutritivos.

No dia a dia, a IA também está ajudando a sociedade a lidar com o desperdício alimentar. Aplicativos inteligentes reorganizam os alimentos disponíveis na casa dos consumidores, gerando refeições personalizadas com opções que muitas vezes passam despercebidas.

A ciência também está usando a inteligência artificial para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de novos alimentos e ingredientes. A análise de dados genéticos já permite a criação de variedades mais nutritivas e resistentes a pragas.

Alimentos personalizados

Movimentos do mercado estão focando na criação de alimentos projetados para necessidades específicas, como baixo teor de alérgenos ou alto valor nutricional. A longo prazo, espera-se que essa tecnologia revolucione o tratamento de doenças crônicas, melhorando a qualidade de vida de milhões de pessoas.

A inteligência artificial está democratizando o acesso a uma alimentação saudável e personalizada. Com suas ferramentas, podemos tomar decisões mais conscientes sobre o que comemos, melhorando a saúde e a sustentabilidade do planeta.