Artigo

IA para todos: modelos sob medida estão reinventando o jogo para as PMEs

Model-as-a-Service (MaaS) está democratizando o machine learning e a aplicação de IA por pequenas e médias empresas

Leitura: 3 Minutos
Inteligência artificial
IA | Foto: Canva

*Por Jhonata Emerick, CEO da Datarisk e Doutor em IA pela USP

Os Modelos de IA “Plug & Play”, ou Model-as-a-Service (MaaS), estão democratizando o machine learning para pequenas e médias empresas (PMEs), eliminando barreiras de custo e complexidade e impulsionando a inovação. Trata-se de uma abordagem que permite que PMEs aproveitem o poder dessas tecnologias sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura ou equipes especializadas.

Em essência, o MaaS é uma oferta de machine learning na nuvem. Ao invés de construir modelos de IA do zero, um processo complexo que envolve coleta e preparação de dados, seleção de algoritmos, treinamento, validação e deploy, as empresas podem simplesmente contar com um modelo pré-treinado e adaptado às suas necessidades específicas.

A grande vantagem do MaaS é a simplificação do processo. O cliente fornece seus dados (anônimos e protegidos, é claro) e recebe de volta um modelo pronto para rodar, disponível via API. Esse modelo é monitorado continuamente e re-treinado periodicamente para garantir a precisão e a performance ao longo do tempo.

Empresas como o Guia de Motéis e o Reclame AQUI já estão colhendo os frutos dessa abordagem. O Guia de Motéis, por exemplo, conseguiu otimizar suas taxas de serviço e aumentar a receita após apenas uma semana de implementação de um modelo MaaS. Já o Reclame AQUI automatizou boa parte da moderação de reclamações, atingindo alta precisão e liberando sua equipe para se concentrar em tarefas mais estratégicas.

Esses casos ilustram o potencial transformador do MaaS para empresas de diferentes setores. Ao eliminar a complexidade do desenvolvimento de modelos de IA, o MaaS permite que as empresas se concentrem no que realmente importa: aplicar a inteligência artificial para resolver problemas específicos e gerar valor para seus clientes.

O MaaS está ganhando tração por diversos motivos. O primeiro é a redução de custos. Ele elimina a necessidade de investir em infraestrutura própria e aumentar o time interno. Outra questão é a agilidade, pois o MaaS permite implementar soluções de IA em questão de semanas, ao invés de meses ou anos. Além disso, temos a escalabilidade, que facilita a adaptação dos modelos de IA às necessidades em constante evolução da empresa. Por último, a equipe interna é liberada para se concentrar em tarefas estratégicas, ao invés de se preocupar com a complexidade técnica do desenvolvimento de modelos de IA.

O mercado de MaaS continuará a crescer nos próximos anos, impulsionado pela crescente demanda por soluções de IA acessíveis e fáceis de usar. Veremos cada vez mais empresas oferecendo modelos pré-treinados para diferentes aplicações, desde marketing e vendas até finanças e logística.

Para as PMEs brasileiras, o MaaS representa uma oportunidade de ouro para se tornarem mais competitivas, inovadoras e eficientes. É hora de deixar de lado o receio e começar a explorar o potencial da IA “Plug & Play”. O futuro da inteligência artificial está ao alcance de um clique.