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Mescla da tecnologia com atenção humana é a chave para o sucesso

Foto: Canva
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* Rafael Gianesini é CEO e co-fundador da Cidadania4U

Desde o início da era digital, a população vem sendo colocada diante de diversos tipos de tecnologias e o mundo corporativo tem sido cada vez mais obrigado a lidar com as diferentes mudanças causadas pelo novo cenário. Segundo uma pesquisa da Samba Digital, unidade de negócios digitais da Sambatech, empresa que tem como propósito levar o conhecimento a todos os cantos do Brasil, 76,2% das companhias do país estão desenvolvendo ou já implementaram uma estratégia de digitalização para suas operações. Retratando uma tendência para o mercado nacional. 

Diante disso, surge o questionamento: existe a possibilidade de empresas adotarem processos tecnológicos dentro da sua rotina sem perder o contato com o lado humano? Bom, se elas optarem por se apoiarem a alguns pilares como: Tecnologia, Processo e Engajamento, sim. 

Na prática, a otimização de processos abre a oportunidade para que os funcionários tenham a chance de participar de atividades que sejam mais estratégicas e exerçam um maior aproveitamento. Desta forma, a equipe se sente mais engajada e animada por integrar o time. 

Por meio da aplicação de ferramentas tecnológicas, gestores podem oferecer treinamentos internos e colocar a equipe em uma área de atendimento ao cliente, gerando um impacto cada vez mais positivo em toda a cadeia. Afinal, após a pandemia, o comportamento do consumidor mudou drasticamente e ele deseja resolver todos os problemas de forma ágil.

Além disso, a utilização de recursos como chatbots e redes sociais, por exemplo, são a chave para um agilizar um processo, sem claro, deixar de lado o contato humano com o cliente. No mundo em que vivemos, não é mais possível deixar a tecnologia para trás e aqueles que optarem por usá-la como aliada no seu dia a dia sairão na frente.  

Se aqui me cabe um recado final, é imprescindível fazer uso de recursos inovadores e que, a princípio, foram desenvolvidos para facilitar processos em nosso cotidiano. Mas somos seres sociais, portanto nada substitui o carinho e atenção humanos. O segredo é mesclar o melhor dos dois mundos e alavancar ainda mais seus negócios.