Artigo

Negócios sustentáveis conquistam preferência de investidores

Sustentabilidade não é apenas uma estratégia de investimento, mas um diferencial competitivo no mercado

Foto: Canva
Foto: Canva

*Juliane Blainski é CEO e fundadora da ManejeBem

A preferência por investimentos em negócios sustentáveis tem crescido nos últimos anos. Dados da última pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) revelaram que a categoria de investimentos sustentáveis cresceu 29% em junho de 2023, se comparado com o mesmo período de 2019. Os investimentos nesse período ultrapassaram R$ 543,4 milhões.

Os números revelam que as empresas que entregam práticas sustentáveis gerenciam melhor os riscos, embora os investimentos em sustentabilidade possam inicialmente exigir mais recursos. É possível destacar também que os investidores estão cada vez mais conscientes do impacto social e ambiental das empresas, tanto que negócios sustentáveis demonstram um maior compromisso com práticas éticas, responsabilidade social e redução do impacto ambiental.

Embora o interesse em negócios sustentáveis esteja em alta, há desafios a serem superados. Empresas muitas vezes enfrentam dificuldades em conciliar práticas sustentáveis com as demandas tradicionais do mercado. A comunicação efetiva sobre as iniciativas sustentáveis, bem como a integração dessas práticas em toda a cadeia de valor, são cruciais para cativar investidores comprometidos com a sustentabilidade.

Investimentos em negócios sustentáveis

Consolidar projetos sustentáveis não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade para atrair investidores comprometidos com a responsabilidade socioambiental. Além de atrair capital, empresas sustentáveis desfrutam de uma reputação positiva, atraindo consumidores conscientes, talentos engajados e parcerias estratégicas. A sustentabilidade, portanto, não é apenas uma estratégia de investimento, mas um diferencial competitivo no mercado atual.

À medida que os consumidores se tornam mais conscientes das questões ambientais e sociais, eles tendem a preferir empresas que compartilham esses valores. Isso cria uma demanda de produtos e serviços sustentáveis, o que, por sua vez, pode atrair investidores. Além disso, startups sustentáveis atraem talentos mais qualificados e engajados. Isso pode resultar em melhor inovação e eficiência, o que é atraente para investidores.

Uma pesquisa realizada pela Startup Humanizadas revelou que 85% dos colaboradores de companhias sustentáveis afirmam estar satisfeitos e recomendam o atual trabalho. Mais de 30 mil pessoas foram ouvidas entre 2020 e 2022. É preciso entender que empresas sustentáveis e com foco no ESG podem atrair, cativar e ganhar preferência em investimentos.

Projetos sustentáveis para investidores

A ManejeBem trabalha para atrair e manter investidores mediante uma comunicação muita clara da missão, visão e estratégias de negócios, incluindo os compromissos sustentáveis, fornecendo relatórios regulares sobre o desempenho financeiro e impacto social e ambiental, estando sempre aberto a feedback e demonstrando adaptabilidade com base nas sugestões dos investidores.

Além disso, estamos envolvidos em projetos e iniciativas que demonstram o compromisso contínuo com a sustentabilidade e participamos de certificações e programas reconhecidos para validar práticas sustentáveis, a exemplo da Certificação do Sistema B e a adesão ao Pacto Global. O compromisso contínuo com a sustentabilidade e a transparência fortalece a confiança e a lealdade dos investidores, contribuindo para o sucesso sustentável da empresa.