*Gustavo Pagotto (CEO) e Daniel Minozzi (CMO) são cofundadores da Nanox
Como você acompanhou aqui no Startups, já está acontecendo a New Plastics Edition – NPE 2024, maior evento do setor de plástico de todo o planeta. O evento não ocorria há 6 anos – a edição de 2021 foi cancelada por conta da pandemia de Covid-19 -, e por isso, as primeiras impressões do evento são muitas, mas podemos destacar dois tópicos notáveis no primeiro dia da edição deste ano: inovação e sustentabilidade.
Como era de se esperar, uma feira que acontece periodicamente sempre apresenta ao mercado novidades, mas por conta da janela entre a última edição e a atual, podemos notar que a inovação desenvolvida nos últimos anos é muito maior do que se acompanha quando a feira é realizada nos períodos normais.
Acreditamos que isso se deve ao fato do mundo ter passado por diversas mudanças desde 2018. A pandemia mudou o planeta como um todo e, obviamente, o mercado de polímeros também passou por isso. Neste primeiro dia de feira, presenciamos diversas soluções inovadoras como bioplásticos e novas resinas. Além disso, novas empresas focadas em inovação, estão empenhadas na produção de materiais em fábricas menores, o que fomenta a distribuição de recursos entre as marcas existentes no mercado.
A área de tecnologia é fascinante e o crescimento do mercado está bem representado no evento. A inovação que já se mostra em alta com relação a última edição da feira, atingiu um ponto em que a cada ano, vai se destacar mais e mais, oferecendo ao mercado ainda mais tecnologia.
Sustentabilidade em foco
O plástico sempre é tratado como vilão quando o assunto é sustentabilidade, e a principal missão da indústria é acabar com essa “má fama” que existe em torno deste material tão importante para os seres humanos. Na feira, existe a zona de sustentabilidade, local dedicado a trazer ideias inovadoras e que não agridem o meio ambiente.
Existem diversas apresentações de reciclagem e reutilização de materiais, feitas de forma automatizada, potencializada e eficiente.
Enxergamos neste um dos principais focos do NPE 2024, agregar conhecimento para mostrar ao mundo que com responsabilidade e inovação, o plástico não é o grande vilão, mas um aliado do planeta, desde que seja utilizado de maneira correta e assim não trazer mais prejuízos ao meio-ambiente.
NPE 2024: a maior edição
Sem dúvidas, essa edição da NPE já entrou para a história como a maior de edição de todas já realizadas. Não apenas por conta do período sem o evento e pelo grande fluxo de inovação apresentado até aqui, mas também com a mobilização de pessoas para que o encontro aconteça é gigante, são milhares de pessoas que vem dos quatro cantos do planeta, presentes para fazer a feira acontecer.
Toda essa mobilização nos permite também presenciar atos de responsabilidade social, como a que ocorreu na abertura da feira. Mais de 20 mil refeições foram distribuídas para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social que vivem na Flórida.
É o recado que o setor sabe olhar para todos, inclusive para aqueles que mais precisam.