
*Por Alessio Alionço, CEO da Pipefy
A inteligência artificial já conquistou seu espaço nas empresas, mas ainda existe um caminho a ser percorrido para que a solução esteja realmente integrada às operações. Apesar do reconhecimento da importância e de investimentos nesse sentido, a maioria dos negócios ainda não colhe o real impacto que se espera da IA.
Uma pesquisa do BCG de 2024 constatou que 74% das empresas enfrentam desafios para escalar suas iniciativas com inteligência artificial. O problema está na fragmentação dentro das organizações. A explosão de ferramentas do gênero ultrapassou os esforços de integração, levando a soluções desconectadas e resultados insatisfatórios.
É nesse cenário que o Model Context Protocol (MCP), lançado pela Anthropic em 2024, se apresenta como uma interface universal. Ele permite que agentes de IA interajam perfeitamente com todos os sistemas de negócios corporativos, de CRM a folha de pagamento, cadeia de suprimentos, análises e mais.
O MCP padroniza a forma com que os agentes de IA descobrem funcionalidades e executam ações. E, ao fazer isso, transforma a IA em um mecanismo de orquestração inteligente, capaz de gerar valor real para toda a operação.
O papel do MCP na maturidade da IA corporativa
Já um estudo da K2view revelou que apenas 2% das companhias nos EUA e no Reino Unido estão prontas para implementar a GenAI, sendo os dados corporativos fragmentados a principal barreira. É aqui que o MCP começa a agir como um conector unificado entre a IA e a infraestrutura corporativa, padronizando as interações e permitindo que os Large Language Models (LLMs) realizem ações de impacto em todos os sistemas.
A IA deixa de ser apenas mais uma ferramenta e se transforma em uma importante força operacional. Em vez de realizar manualmente a integração de cada sistema com interfaces de programação (APIs) personalizadas, o MCP fornece um protocolo comum que reduz a complexidade e acelera a implantação.
Além disso, a solução permite que os agentes de IA realizem autenticação em vários níveis, interajam com as funcionalidades disponíveis e executem ações em tempo real com segurança e confiabilidade da operação. Na prática, isso significa que a IA pode fazer mais do que responder a simples perguntas. Ela pode executar fluxos de trabalho e tomar decisões com base em dados corporativos.
Orquestração já é foco de grandes empresas de tecnologia
A próxima evolução de maturidade da IA é a orquestração — onde a IA não apenas auxilia humanos, mas também executa processos de ponta a ponta. Tudo em um fluxo único e contínuo, sem intervenção humana ou troca de sistemas. Isso é a real automação inteligente, não apenas uma funcionalidade programada.
O MCP já está sendo adotado pelas principais empresas de tecnologia do mundo. OpenAI, Salesforce e Oracle são alguns dos exemplos que já integraram o MCP em suas operações, permitindo que os agentes de IA façam conexões seguras com servidores compatíveis, consultando e analisando dados corporativos com facilidade. Essas integrações representam uma mudança de paradigma na forma como as empresas podem desenvolver, escalar e contar com recursos de IA.
Outra vantagem é a capacidade de revitalizar os investimentos já existentes em tecnologia. Um CRM implementado há muitos anos? O MCP o transforma em um hub de dados acessível por IA. Um ERP antigo? Ele se torna um sistema inteligente, acionado dinamicamente por IA.
Adote ou fique para trás
À medida que nos aproximamos de 2026, a questão para as empresas não é mais entender se a IA ou o MCP causam impacto, mas sim quando será possível implementar essas soluções na operação. Empresas que agirem rápido poderão reduzir drasticamente os custos de integração, acelerar os ciclos de implantação (em semanas, não meses) e posicionar-se como líder na adoção de inovações de IA.
Aqueles que esperarem correm o risco de ficar no mesmo ciclo de sistemas desconectados e projetos pilotos de IA que nunca avançam. O MCP é como saímos deste ciclo. Pense na IA hoje como um assistente de automação, cheio de ideias e potencial, mas excluído dos sistemas necessários para operar.
O MCP permite que a IA entre pela porta da frente e orquestre toda a operação da empresa. É hora de parar de fazer experimentos com IA e começar a administrar os negócios da maneira certa.