*Rodrigo Tognini, CEO e cofundador da Conta Simples
Todos os anos, a agência norte-americana de pesquisa CB Insights publica uma lista das fintechs mais promissoras no ecossistema de inovação global. Antes composta por 250 nomes, a pesquisa está ainda mais seletiva: desde o ano passado são apenas 100 nomes e, neste ano, a Conta Simples, líder em gestão de despesas corporativas, foi uma das duas únicas startups brasileiras a entrarem para o ranking. Hoje, quero compartilhar um pouco sobre as estratégias que permitiram essa conquista.
O reconhecimento como uma das 100 fintechs mais promissoras do mundo é resultado de um histórico consistente de crescimento e impacto no setor. Em 2023, apenas quatro anos após a fundação da Conta Simples, atingimos o breakeven, triplicamos a receita ano a ano e alcançamos R$ 18 bilhões em volume total transacionado, consolidando nossa posição de liderança no mercado.
Isso não teria sido possível se não fosse o apoio de parceiros estratégicos. Logo no início da operação, fomos selecionados pela aceleradora Y Combinator, uma conquista que por si só merece comemoração. Nesse ecossistema, captamos mais de R$ 120 milhões em rodada Série A. No início de 2024, captamos mais R$ 200 milhões em Série B com a Base10 Partners. Esse investimento não foi apenas um marco financeiro, mas também uma injeção de fôlego para continuarmos inovando, ampliando nossa oferta e impactando ainda mais PMEs e startups pelo Brasil.
O caminho até aqui tem sido cheio de desafios. Desde a biblioteca do Insper – onde demos o primeiro passo para a criação da Conta Simples -, foram necessários ajustes de rota e muita adaptabilidade, mas é importante dizer que tivemos um bom ponto de partida. Quando começamos nossa jornada, as empresas no Brasil, principalmente startups e PMEs eram atendidas com soluções financeiras limitadas e burocráticas. A gestão de despesas corporativas era executada de forma arcaica, ou nem era feito, e o acesso a cartões corporativos era um luxo e exclusivo para pouquíssimas empresas. Hoje, a Conta Simples transformou essa realidade, simplificou processos e tornou o controle financeiro mais ágil e acessível.
Eu sabia, como empreendedor, que havia uma demanda reprimida nesse segmento e que muitas empresas estavam mal atendidas. Mas era preciso entender melhor as necessidades do cliente. Optamos por um lançamento em fases, liberando funcionalidades gradualmente na versão de teste. Isso permitiu aprender com os usuários e corrigir rapidamente erros inevitáveis.
Como disse Reid Hoffman, fundador do LinkedIn e visionário do Vale do Silício, “se você não fica constrangido com a primeira versão do seu produto, é porque lançou tarde demais”. Confesso que tenho vergonha até hoje da primeira versão do nosso produto, e olha que temos clientes fiéis dessa época ainda.
Em 2020, no início da pandemia, nos aproximamos das PMEs e startups, que enfrentavam desafios no controle de despesas. A estratégia de se especializar em uma vertical específica – e mal atendida – do mercado se mostrou acertada. Hoje, atendemos clientes como IdWall, Shopper, CRM&Bonus, Exame, Copastur e Hinode, graças à constante busca por aperfeiçoar nosso produto e por colocar sempre o cliente em primeiro lugar, escutando suas dores.
Estar sempre à frente do mercado e das tendências também foi fundamental durante essa jornada. Acompanhamos de perto as transformações do setor com a chegada do pix e a evolução de “novos antigos produtos”, como o BNPL, que considero uma versão evoluída da experiência do cartão corporativo para pagamentos B2B. No ano passado, também obtivemos a licença do Banco Central que nos permite operar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), abrindo novas oportunidades para crédito e pagamentos digitais.
Foi esse pioneirismo e a excelência no serviço que nos trouxeram até aqui, um lugar cada dia mais complexo de se manter. O mercado financeiro é altamente competitivo e inovador, e passa por uma fase de transformação agressiva. Estar no centro dessa transformação e ser um dos protagonistas, é motivo de muito orgulho e motivação para continuar fazendo muito mais para todas empresas e empreendedores!
A própria trajetória da Conta Simples demonstra que o sucesso em um mercado competitivo depende de inovação contínua, obsessão pela necessidade do cliente e capacidade de adaptação. Ao resolver dores profundas com soluções práticas, nossa proposta tanto liderou uma revolução no segmento como também se consolidou como uma referência em soluções financeiras inovadoras para empresas que desejam criar valor além do produto. Agora, como parte das favoritas do CB Insights, iluminada também por holofotes lá de fora.