*Paulo Deitos é CEO da Captable
A queda significativa no fluxo de investimentos em startups de 2022 gerou um clima de apreensão no mercado. Atualmente, os investidores estão analisando minuciosamente os critérios e o potencial econômico de cada ideia e serviço antes de aplicarem seu capital. Portanto, é fundamental que as startups compreendam a perspectiva dos investidores para despertar seu interesse. Apesar da crise recente, há uma expectativa de melhora no mercado de investimentos para este ano.
Conforme os dados da 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, conduzido pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), prevê-se um aumento de 5 pontos percentuais em 2023, o que representa um aumento de 9 milhões de pessoas no universo dos investimentos. No entanto, para que as startups aproveitem essa boa maré, é preciso entender os requisitos necessários para disputar espaço no mercado.
Como se tornar a startup “the one” para os investidores?
Em um cenário repleto de ideias inovadoras e tecnológicas, é preciso se destacar para captar a atenção dos investidores. Não basta se lançar no mercado com a promessa de oferecer um serviço inovador sem o devido planejamento e estratégia, esperando por um milagre. Ser apontado como a solução mais promissora entre os diversos players disponíveis demanda um processo de muita análise e organização, uma vez que os portadores de recursos (investidores) não desejam se aventurar e correr o risco de perder dinheiro.
O primeiro passo é preparar-se adequadamente para se destacar durante as rodadas de captação, como por exemplo, as que ocorrem através da Captable, que em breve alcançará a marca de R$ 100 milhões para startups. Atualmente, os potenciais investidores buscam por iniciativas com potencial de crescimento sustentável e uma estratégia financeira sólida.
Além disso, a startup precisa apresentar uma ideia inovadora que seja atrativa para o público. Geralmente, essa iniciativa oferece maior facilidade e praticidade por meio de uma solução criativa, como visto pelo sucesso de empresas como Nubank, iFood, 99, entre outras. Essa ideia também precisa ser escalável, e a startup precisa contar com uma boa equipe de gestão capaz de vender de forma clara e estruturada o plano de negócios da marca.
Inovação, transparência e um pitch matador
O segredo do sucesso está em compreender as características do investidor, uma vez que é possível oferecer uma solução alinhada com seus interesses, prioridades e expectativas ao realizar o investimento. Em outras palavras, é necessário atrair a pessoa certa que se encaixe na solução. A inovação do produto ou serviço, é uma maneira eficaz de alcançar esse objetivo, uma vez que as startups são fundamentadas em soluções criativas que estão à frente do mercado e tem potencial de crescimento significativo.
Por fim, a transparência e a comunicação assertiva da marca são essenciais para conquistar a confiança dos investidores. A startup deve contar com um planejamento sólido e implementar ações que deixem clara a solução, o conceito, os objetivos e as expectativas. Neste contexto, é indispensável contar com um pitch convincente para despertar o interesse do investidor.