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Pitch assertivo: como construir o seu?

O pitch é um documento vivo, todos os insights obtidos ao longo do processo são válidos e agregam para uma visão macro do negócio

Foto: Canva
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*Carol Vasconcelos é diretora comercial da FHE Ventures

O pitch é uma apresentação breve e persuasiva usada para vender uma ideia, produto ou serviço e para fazer um pitch bom é necessário entender o mercado que irá atuar, o público alvo e qual o problema se resolve. Então, o mais importante é certificar-se de que a sua solução realmente resolve as dores de mercado.

Muitos profissionais vão focar somente na clareza de dados e informações, porém como uma profissional estratégica do setor comercial, eu sempre oriento a fazer uma pesquisa de mercado bem estruturada antes de montar seu pitch.

Isso vai lhe dar segurança e respaldo no momento de montar uma proposta de valor orientada à dor e consequentemente aos resultados do seu potencial cliente, ou de mercado que é o que chama a atenção dos investidores.

Criar um pitch do zero requer um processo cuidadoso dos elementos essenciais, que são:

  1. Identificar o problema;
  2. Definir o objetivo;
  3. Conhecer seu público-alvo;
  4. Descrever o mercado-alvo;
  5. Destacar a proposta de valor;
  6. Elaborar um modelo de negócio sólido;
  7. Preparar uma apresentação visual atraente;
  8. Encerrar com uma chamada à ação;

A partir daí, o próprio investidor ou seu cliente dará feedbacks referente à sua apresentação e se os mesmos assimilaram as informações passadas.

É onde seu feeling comercial vem à tona! Utilize as perguntas como um argumento para fechar negócio, responda às perguntas de forma assertiva e garanta a solução do problema, ou apresente dados que vão permitir a resolução do mesmo caso.

Mas como saber se o pitch foi assertivo? E como ele é avaliado?

Se você busca investimento, alguns investidores podem estar voltados com o nível de inovação da ideia e com a capacidade de execução da mesma, enquanto outros vão avaliar o mercado e a provisão dos lucros.

Agora se você busca a venda em si, é necessário entender no fim da apresentação se o possível cliente teve a compreensão do que lhe foi oferecido e evoluir com os feedbacks oferecidos e contornar as objeções impostas. Neste caso, é muito importante documentar tudo para que seja possível a melhoria do pitch e as estratégias que serão usadas na apresentação para o sucesso e conversão da oportunidade.

Para finalizar nunca se esqueça que um pitch é um documento vivo, todos os insights que serão obtidos ao longo do processo são válidos e agregam para uma visão mais macro do negócio – mesmo que seja simplesmente melhorando sua clareza, e assim trazendo melhoria contínua ao processo.