*Carol Vasconcelos é diretora comercial da FHE Ventures
O pitch é uma apresentação breve e persuasiva usada para vender uma ideia, produto ou serviço e para fazer um pitch bom é necessário entender o mercado que irá atuar, o público alvo e qual o problema se resolve. Então, o mais importante é certificar-se de que a sua solução realmente resolve as dores de mercado.
Muitos profissionais vão focar somente na clareza de dados e informações, porém como uma profissional estratégica do setor comercial, eu sempre oriento a fazer uma pesquisa de mercado bem estruturada antes de montar seu pitch.
Isso vai lhe dar segurança e respaldo no momento de montar uma proposta de valor orientada à dor e consequentemente aos resultados do seu potencial cliente, ou de mercado que é o que chama a atenção dos investidores.
Criar um pitch do zero requer um processo cuidadoso dos elementos essenciais, que são:
- Identificar o problema;
- Definir o objetivo;
- Conhecer seu público-alvo;
- Descrever o mercado-alvo;
- Destacar a proposta de valor;
- Elaborar um modelo de negócio sólido;
- Preparar uma apresentação visual atraente;
- Encerrar com uma chamada à ação;
A partir daí, o próprio investidor ou seu cliente dará feedbacks referente à sua apresentação e se os mesmos assimilaram as informações passadas.
É onde seu feeling comercial vem à tona! Utilize as perguntas como um argumento para fechar negócio, responda às perguntas de forma assertiva e garanta a solução do problema, ou apresente dados que vão permitir a resolução do mesmo caso.
Mas como saber se o pitch foi assertivo? E como ele é avaliado?
Se você busca investimento, alguns investidores podem estar voltados com o nível de inovação da ideia e com a capacidade de execução da mesma, enquanto outros vão avaliar o mercado e a provisão dos lucros.
Agora se você busca a venda em si, é necessário entender no fim da apresentação se o possível cliente teve a compreensão do que lhe foi oferecido e evoluir com os feedbacks oferecidos e contornar as objeções impostas. Neste caso, é muito importante documentar tudo para que seja possível a melhoria do pitch e as estratégias que serão usadas na apresentação para o sucesso e conversão da oportunidade.
Para finalizar nunca se esqueça que um pitch é um documento vivo, todos os insights que serão obtidos ao longo do processo são válidos e agregam para uma visão mais macro do negócio – mesmo que seja simplesmente melhorando sua clareza, e assim trazendo melhoria contínua ao processo.