* Amure Pinho é fundador do Investidores.vc
Basicamente, toda startup começa sua jornada no mercado no modo bootstrap e precisa crescer e se desenvolver com as próprias pernas, afinal não há investimentos externos.
No início, para quem já está habituado com o modelo das startups, seguir dessa maneira faz todo sentido, uma vez que trata-se do melhor momento para aprender como vender e, sobretudo, como solucionar a dor do cliente, não havendo assim a necessidade de um capital de investidor-anjo, por exemplo. Isto é, para os novos empreendedores no mundo das startups, o capital a princípio pode parecer a solução para tudo, afinal ele auxilia na construção do MVP e, consequentemente, na realização do que se tem de ideia para a solução, mas isso é um grande erro!
Começar com as próprias pernas organicamente é essencial. Mas, afinal, quanto tempo a startup deve permanecer como bootstrap? Não há uma regra ou prazo determinado, ela deve seguir até onde aguentar, ou seja, o maior tempo possível. E digo mais: não trata-se apenas da minha opinião, mas sim da maioria das aceleradoras do mundo, como a Y Combinator.
Quanto mais tempo a startup seguir como bootstrap, mais preparada ela estará, ao passo que este período é crucial para entender o cliente e suas dores. Isto fará o negócio crescer, além de torná-lo mais estruturado e maduro para o investidor.
O principal problema é que muitas vezes quando uma startup está no bootstrap, ela acaba perdendo velocidade, pois não possui capital necessário para aproveitar as oportunidades que aparecerem. Sem dinheiro, o que o dono pode fazer? Pedir empréstimo no banco? Sangrar o salário para aproveitar essa oportunidade? A verdade é que, neste momento em que as oportunidades se tornam realidade, está na hora de buscar investidores para o negócio.
Caso contrário, se ainda for possível crescer mais do que 10% por mês como bootstrap, continue assim! Quando o investidor for analisar a startup, ele notará um crescimento significativo, além de todo aprendizado sobre os melhores caminhos percorridos. Lembrando que é natural durante o trajeto, uma bootstrap travar o seu crescimento mensal. Nestes casos, o mais importante é avaliar se nos últimos seis meses, foi possível manter a média de evolução e, se a resposta for não, trace novas estratégias para recuperar o fôlego do negócio.
Quando a startup possui mais de R$30 mil de receita recorrente e sabe quais canais deve aproveitar, está na hora de buscar um investidor para contratar mais pessoas, expandir para outras regiões e até mesmo desenvolver, por exemplo, uma célula no time de desenvolvedores para criar um aplicativo mobile.
Para concluir, fica um recado para os empreendedores: quanto mais você continuar pelas próprias pernas, mais dono você será do seu negócio e, como resultado, maior e melhor será sua validação na hora de buscar o cheque dos investidores!