*Ivan Ostojic é Chief Business Office (CBO) na Infobip
Startups de sucesso superam a base sobre a qual foram construídas. À medida que uma empresa se expande, o crescimento traz mais complexidade e a gestão das operações principais torna-se o seu próprio desafio. Estou percorrendo esse caminho como Diretor de Negócios da Infobip, uma clássica bootstrap.
Crescemos de uma empresa familiar em uma garagem para uma empresa global de comunicações em nuvem com receita de US$ 1,75 bilhão no ano passado. Ao longo do caminho, aprendi muitas lições que podem ajudar as startups a construir uma base sólida e a preparar-se para o sucesso a longo prazo. Aqui estão cinco delas.
1. Organize-se. Na escola de negócios, eles ensinam: “Vá devagar para ir rápido”. Faça o trabalho para construir sistemas altamente organizados e orientados por dados. Isso o ajudará sua startup a navegar pela volatilidade. Investir na coleta de dados, na geração de modelos e na consideração de cenários fornecerá ferramentas necessárias para gerenciar surpresas – e serão muitas. No início, negociávamos cada acordo isoladamente. Isto revelou-se ineficiente, pois fizemos mais vendas e perdemos dinheiro com flutuações de preços no custo dos nossos produtos. A criação de um modelo de preços dinâmico nos permitiu prever o preço ideal em tempo real para cada novo cliente e economizamos muito dinheiro.
2.Garanta que suas equipes financeiras e de vendas trabalhem como parceiras. As equipes de vendas nos primeiros negócios estão focadas em cultivar relacionamentos com os clientes e fechar negócios. Isso é crucial para as startups nos estágios iniciais de crescimento. Mas, à medida que uma empresa avança, é importante avaliar como as equipes de vendas estão negociando e garantindo que haja perspectiva a longo prazo.
Por exemplo, se a sua equipe de vendas utiliza descontos generosos para fechar negócios, os gestores financeiros podem ajudar a avaliar como e quando esses descontos são oferecidos para garantir que as equipes de vendas não estão sacrificando a receita. Pode valer a pena atualizar os processos de vendas da sua startup focando novamente na lucratividade e, ao mesmo tempo, criar estratégias mais sustentáveis.
3.Faça a mudança do crescimento a todo custo para a lucratividade precoce. Todo o ambiente empresarial está em constante mudança e os dias de crescimento sem rentabilidade acabaram. Estabeleça como meta tornar a startup autossustentável enquanto expande o negócio principal. Saber alocar capital é uma das habilidades mais importantes que uma startup pode desenvolver para atingir esse objetivo. Agora que o dinheiro está mais caro, isso é especialmente importante. As empresas que dispõem de sistemas financeiros que permitem analisar todo o negócio e avaliar opções para libertar e realocar capital estarão mais bem posicionadas para inovar.
4.Seu departamento financeiro e de RH são poderosos impulsionadores de crescimento. Adotar uma abordagem estratégica para finanças e RH pode ajudar os fundadores das startups a tomar melhores decisões de negócios e passar de vendas de curto prazo para valor de longo prazo. É fácil cometer o erro de ver essas funções como meras funções de conformidade. O seu departamento financeiro pode ajudar a garantir que os recursos sejam alocados de forma eficaz e que os CEOs tenham os dados necessários para uma tomada de decisão.
O RH só pode recrutar as melhores contratações quando tiver um conhecimento profundo do negócio, dos produtos e serviços, e das lacunas que impedem a execução total da estratégia. Uma visão abrangente destas posições dentro da startup revela o potencial para ajudar a gerir os desafios de receitas e resolver problemas de capital humano que exigem uma visão abrangente do crescimento.
5.Crie conexões entre as equipes desde o início. Empresas prósperas têm uma mentalidade de sucesso compartilhada entre equipes e funções. Os líderes devem compreender profundamente todos os aspectos do negócio e participar de equipes multifuncionais. Isso ajuda a construir confiança e a criar uma cultura coesa que mantém todos alinhados com a estratégia da sua startup e ajuda a eliminar burocracia desnecessária, que pode prejudicar o crescimento inicial. Quanto mais você espera, mais isoladas as equipes ficam e mais difícil é comunicar e colaborar em torno de valores compartilhados.
Não importa o que você esteja vendendo, essas lições o ajudarão a criar equipes vencedoras e uma estrutura organizacional que pode ajudar uma startup promissora a se tornar uma empresa lucrativa.