*Anita Bataglin é diretora de Marketing do Grupo Intelipost
A NRF 2024 proporcionou uma visão detalhada sobre as constantes transformações no cenário do varejo, oferecendo insights valiosos para o sucesso das empresas. Nesse contexto, a economia digital está cada vez mais em alta, com 68% dos consumidores americanos, por exemplo, optando por compras online. Este dado destaca a importância crescente de estratégias de e-commerce bem elaboradas.
A empatia eletrônica tornou-se uma prioridade no varejo, com a fronteira entre tecnologia e interação humana cada vez mais difusa. A inteligência artificial potencializa essa convergência, tornando fundamentais as experiências personalizadas e centradas nos consumidores.
Destaco também a hypercustomização, que consiste no relacionamento em profundidade com os clientes. Os consumidores desejam compartilhar seu comportamento e marcas inovadoras estarão na frente ao garantir experiências personalizadas que contribuam com a fidelização.
Durante a NRF, foi discutido o comportamento de compra da Geração Z, que já corresponde a 50% da força de trabalho global, é moldado por valores éticos e ambientais, com ênfase em marketing de causa, criação de comunidades e relacionamentos autênticos com as marcas – o que cada uma faz e como o consumidor se envolve torna-se fatores-chave na decisão de compra neste contexto de consumo circular.
A monetização por meio de retail mídia cresce a cada dia como uma fonte líquida de receita. O trade marketing digital ganha destaque, oferecendo oportunidades significativas para as marcas capitalizarem nas interações online com os consumidores.
Uma expressão disseminada durante a NRF, e que me chamou a atenção, foi a “logística de vizinhança”, a qual se dá pela busca do que é mais próximo, pelo pagamento por urgência, prioridade pelo mais rápido e pela visibilidade da jornada de pedidos. Segundo estudo da Amazon, a expectativa do consumidor de receber seus pedidos no mesmo dia, ou dia seguinte, saltou de 18% em 2020 para 47% em 2023.
Desafios no varejo
Tudo isso mostra que “o simples não é simples”, a complexidade operacional do e-commerce é um grande desafio em três pilares: equipe, cultura e comunicação. Já a complexidade tecnológica abrange sistemas, integrações, inteligência artificial e machine learning. O sucesso nos dois âmbitos citados acima requer abordagens estratégicas para superação dos obstáculos.
O conceito de “Safari Retail” demonstra a importância de como os produtos são vendidos, não apenas o que é vendido. Todas as lojas, nesse contexto, são agora consideradas flagship stores, conectando-se por meio de um clique e proporcionando uma experiência imersiva ao cliente. Já a omninteligence aponta para a importância da hiper disponibilidade de mix de produtos, com uma jornada sem fricções e otimização logística para garantir eficácia na disponibilidade e entrega.
Em resumo, a NRF 2024 desenhou um panorama desafiador e emocionante para o varejo, destacando a necessidade de adaptação contínua e inovação, especialmente no mercado de e-commerce, onde empresas como a Intelipost desempenham um papel estratégico ao proporcionar inteligência logística e eficiência operacional.