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Web Summit Rio 2024: IA de volta ao centro

Veja os principais insights do Web Summit Rio 2024 sobre inteligência artificial, onde especialistas compartilharam dicas inovadoras

Foto: Divulgação
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*Eduardo Mônaco é CEO da ClearSale

O Web Summit Rio ocorreu na última semana e comprovou o que já esperávamos: os debates sobre inteligência artificial estão longe de acabar. Foram quatro dias repletos de inovação, tecnologia e ricas trocas de experiências, onde a IA não apenas retornou ao centro das discussões, como provou estar redefinindo os padrões do setor e inspirando novas abordagens em diversas áreas.

Poder acompanhar de perto os insights e as apresentações de líderes e especialistas da indústria foi extremamente enriquecedor, com destaque para empresas apresentando soluções inovadoras baseadas em inteligência artificial. A exemplo de comparação, os cases apresentados pelos executivos do Nubank, Vitor Oliver, e da Inbev, Lucas Herscovici, evidenciaram como as companhias estão utilizando a IA para melhorar processos internos e a experiência do cliente.

No caso do Nubank, ficou claro que a inteligência artificial visa acompanhar o comportamento do consumidor para criar quase que um padrão único e individual, falamos sobre segmentar dias, horas, localidades e valores, para cada necessidade de segurança ou de crédito. Segundo Oliver, desde que implementaram o uso de IA tiveram um acréscimo de 60% nas concessões para bons clientes e reduziram mais de 20 milhões de dólares em fraudes. Ou seja, a IA como aliada no processo de inovação e crescimento empresarial.

Já na Inbev, essa integração tecnológica é ainda mais evidente. O case do Zé Delivery é uma representação clara da IA sendo usada para obter vantagem e melhorar a experiência do cliente, já que aprimora rotas e torna o percurso mais rápido, garantindo que os consumidores ganhem tempo e a bebida continue gelada. Além disso, na companhia, a IA ainda é usada para analisar tabelas de campeonatos e como cada região pode triplicar os pedidos durante os jogos, em que o consumo é maior e, consequentemente, a empresa precisa se programar.

Otimização dos fluxos de trabalho

Entre as diversas ferramentas de IA apresentadas no evento, como Krea AI, para ultra-realismo, Dora AI, para criar sites, e Mind Mapping, para fazer mapas mentais, foi destacado o potencial da IA para otimizar fluxos de trabalho e aumentar a eficiência. Entretanto, é nesse cenário que surge o receio quanto a substituição dos profissionais pela inteligência artificial, assim como outras inovações vistas ao decorrer da história, como a transição da pintura para a fotografia, por exemplo.

Essa discussão ganhou força durante o painel “IA: fato, ficção e finanças”, onde especialistas discutiram o papel da tecnologia na eficiência operacional e no futuro do trabalho. Para Douglas Miranda, diretor nacional da GoMining, a IA é uma oportunidade interessante para melhorar processos e oferecer tempo estratégico aos colaboradores, já Thiago Oliveira, CEO da Monest, entende que o potencial de substituição de funções é uma realidade, especialmente com o avanço da IA generativa.

Contudo, está claro que a tecnologia tem potencial comprovado para reestruturar demandas das quais já conhecemos e alterar processos no trabalho, mas estou certo de que o fator humano atrelado ao conhecimento técnico ainda é essencial para operacionalizar essas tecnologias. Isso significa que a cooperação entre homem e máquina é fundamental para promover avanços, já que o surgimento de novas oportunidades em diferentes setores corre na esteira dessa colaboração.

Importante ponderar que a inteligência artificial possui um vasto potencial à medida em que evolui, claro, mas requer transparência e uma compreensão precisa de suas limitações, falo especialmente sobre a sua dependência de grandes volumes de dados para um pleno funcionamento. Por isso, é importante garantir que os benefícios da IA para empresas e consumidores não comprometam a privacidade e a segurança dos usuários, em conformidade com as leis e regulamentos vigentes.

A IA está transformando não apenas a maneira como trabalhamos e nos comunicamos, mas também está moldando o futuro dos negócios e da sociedade como um todo. Adaptar-se a essas mudanças e aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela IA é essencial para garantir o sucesso e a sustentabilidade a longo prazo. Poder acompanhar de perto os insights e as ministrações de executivos e especialistas das principais varejistas do mundo foi extremamente enriquecedor. Até a próxima edição.