Branded Content

Água do Brasil lança 2ª edição de programa de inovação aberta com startups 

Conteúdo Especial

Água do Brasil lança 2ª edição de programa de inovação aberta com startups 

Grupo Águas do Brasil, uma das maiores empresas do país no setor de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, acaba de lançar o novo ciclo do programa de inovação aberta Torneira Lab – Startups. As inscrições para a segunda edição do programa vão até 29 de setembro. Ficou interessado em participar? Clique aqui e garanta já a sua inscrição! 

Criada em 2022, a iniciativa visa conectar a empresa com startups que tenham soluções inovadoras, contribuindo para uma maior geração de valor no negócio. A primeira edição, realizada no ano passado, trouxe soluções inovadoras para desafios de várias áreas da companhia, que vem cada vez mais implantando metodologias ágeis no seu ambiente de trabalho. 

Em 2023, o programa conta com sete novos desafios, em diferentes áreas. São eles: Classificação dos fornecedores nos quesitos ASG; Cadastro 360; Automatização da movimentação de documentos; Diligenciamento de fornecedores; Análise automatizada de dados jurídicos; Análise automática das malhas de controle de pressão ou vazão da rede; e Governança dos dados de emissões de gases do efeito estufa. 

“A inovação faz parte do nosso DNA e sempre nos relacionamos com startups, universidades e diversos players do ecossistema de inovação. O programa veio para estruturar e acelerar o fluxo de relacionamento com o ecossistema de inovação, habilitar e estreitar cada vez mais o relacionamento com startups, ampliando nossas possibilidades de absorver oportunidades e desenvolver soluções inovadoras para o segmento, Em 2022, iniciamos o primeiro ciclo do Torneira Lab – Startups, e agora estamos na nova fase com o programa ainda mais estruturado”, afirma a superintendente de Inovação do Grupo, Luciana Parente.  

Segundo a superintendente, a edição permitiu que a empresa aprimorasse habilidades em conduzir processos que envolvem a identificação de desafios e captação de ideias. Além disso, contribuiu para a definição de escopos e uma seleção criteriosa e eficaz de novos parceiros, tornando todo o ciclo de inovação mais ágil e eficiente. 

“A inovação aberta proporciona um ambiente propício para a colaboração e o compartilhamento de aprendizados. Ao estabelecer parcerias com atores externos, é possível aproveitar diferentes perspectivas e experiências, enriquecendo a capacidade de identificar desafios e encontrar soluções inovadoras de forma mais ágil para o negócio”, pontua Luciana.

Torneira Lab – Startups é desenvolvido em parceria com a Innoscience, consultoria especializada em inovação corporativa que apoia grandes empresas em suas jornadas de inovação. 

“O Grupo Águas do Brasil tem promovido várias ações de inovação e já consolidou trabalhos relevantes com o ecossistema. A segunda edição do programa é uma evolução natural desse processo que vem acontecendo ao longo dos anos e traz bons resultados para a organização”, afirma o sócio da Innoscience, Dagoberto Trento. 

Por que participar 

Torneira Lab – Startups é a oportunidade ideal para quem deseja inovar ao lado de uma das maiores empresas no setor de saneamento do país, ganhando mais visibilidade e reconhecimento no mercado. As startups que participarem do programa terão a chance de validar suas soluções em uma companhia com 15 concessionárias e duas unidades industriais que atendem a mais de 5 milhões de brasileiros. O projeto piloto é remunerado.

O coordenador de Inovação do Grupo Águas do Brasil, Carnelutti Spinelli, ressalta que, nesta edição, a companhia pretende expandir suas conexões com startups de ramos variados. 

“Vamos aprimorar nossos processos de backoffice com uso de novas tecnologias. Por isso, além de desafios relacionados às nossas operações, lançamos também desafios para aprimoramento de processos jurídicos e de gestão de pessoas”, explica. 

O programa busca startups inovadoras que entendam a visão de transformação e excelência do Grupo. 

“Valorizamos aquelas empresas que possuam tecnologias ou soluções que complementam nossas operações e que demonstram um potencial claro para impactar positivamente o mercado. Oferecemos acesso ao mercado, recursos e expertise, proporcionando uma vantagem competitiva, que pode acelerar o crescimento e aumentar o alcance das startups que participam do programa”, acrescenta Carnelutti. 

Durante toda a jornada, as empresas receberão acompanhamento de um time de especialistas em negócios e inovação, que atuam com metodologias e metas claras para potencializar ainda mais os negócios. O programa é dividido em diferentes etapas, incluindo uma imersão do Grupo Águas do Brasil, Demoday e Pitch Day com as empresas que mais se destacarem, e realização de um projeto-piloto com as selecionadas. 

Ao final do processo, o Grupo poderá contratar a startup como fornecedora ou estabelecer alguma parceria, além da possibilidade de realizar o codesenvolvimento de soluções para o negócio. O programa é destinado a startups que já têm um MVP (produto mínimo viável) testado em pequena escala, e também para aquelas que já têm receita e estão no mercado. Para participar, não é necessário ceder a propriedade intelectual da solução.