Como fazer o seu app crescer, quando sua empresa está apenas no começo e a grana do marketing é limitada? A AppsFlyer, multinacional que desenvolve soluções de mensuração de dados para profissionais de marketing, quer endereçar este problema. Para isso, ela está intensificando seu olhar para as startups – e mirando em seu desafio de usar mais dados para potencializar o crescimento.
Para isso, ela desenvolveu um pacote específico para startups – segundo a empresa, uma alternativa para já contarem com uma solução de inteligência de dados desde o primeiro dia dos seus apps.
“Hoje em dia 22% das startups fecham no primeiro ano por falta de recursos, tais como mais inteligência de dados para orientar seus esforços”, destaca Marlon Luft, diretor de marketing da AppsFlyer na América Latina, ao falar sobre a importância da nova iniciativa da empresa.
Conforme destaca o executivo, o pacote dedicado a startups entrega atribuição e mensuração de dados gratuita nas primeiras 12 mil instalações dentro de um ano de uso. O pacote para startups também oferece gratuitamente todas as ferramentas de engajamento da empresa, que conta com ferramentas de deferred deeplinking e engajamento web-to-app, assim como o acompanhamento do time de suporte da AppsFlyer no Brasil, além de material didático em português.
Segundo destaca Marlon, a base das soluções da AppsFlyer está nos dados de atribuição e mensuração de eventos in-app. A atribuição de instalações é uma tecnologia que ajuda a entender quais são os canais mais efetivos para rodar suas campanhas de marketing mobile, identificando estes canais pelos quais o usuário fez o download. “Algumas marcas lançam campanhas em mais de 40 canais, e nós fazemos a análise de aquisição e de onde vêm os usuários mais valiosos, para trabalhar melhor o orçamento de marketing”, explica.
Para o executivo, para uma startup em estágio inicial, ter estas informações pode ser algo ainda mais valioso, já que o orçamento é limitado e há menos espaços para erros. “Com a atribuição é possível otimizar o orçamento de marketing em até 60%, identificando os canais que trazem usuários mais qualificados e tornando o ROI mais assertivo”, destaca Marlon.
Em outros casos, o diretor também aponta que a opção de um pacote mais acessível, como o que a empresa está lançando ajuda startups em em fase de validação de seus apps. “Muitas startups lançam o seu aplicativo em processo de validação do conceito de negócios, e mensurar corretamente os dados de engajamento e ROI ajudam a validar este modelo”, finaliza Marlon.
Mais informações para a Skeelo
A Skeelo, plataforma digital de conteúdo literário, investiu este ano nas soluções da AppsFlyer para obter maior visibilidade das ações e retorno do investimento da sua base de clientes no aplicativo. A empresa, que trabalha com parcerias com outras marcas (operadoras, clubes de benefícios, entre outras), investiu na solução para aumentar a sua base de clientes engajados e identificar oportunidades de engajamento no app.
“Hoje temos cerca de 180 milhões de clientes elegíveis, que podem se tornar clientes ativos da plataforma. De usuários recorrentes, são 18 milhões, e a AppsFlyer nos forneceu dados que nos ajudaram a tomar as melhores decisões de marketing e ajudou a crescer em pelo menos 20% desta base”, explica Rodrigo Meinberg, CEO da empresa.
O desafio atual é converter um número ainda maior desta base em usuários que utilizem o app frequentemente, lendo mais livros e também passando a adquirir livros digitais – recentemente, a empresa lançou uma loja própria de ebooks dentro do app. “Este produto nos traz ROI puro, e neste momento é que a AppsFlyer se torna ainda mais importante”, explica o CEO.
Segundo Rodrigo, as informações da AppsFlyer têm ajudado a entender melhor quais os conteúdos que geram mais engajamento, os livros com mais apelo, ajudando a construir melhores estratégias de aquisição de clientes. “Assim passamos a ter uma visão de quem só acessa o app, os usuários que realizam compras, e quem passa a usar recorrentemente os nossos produtos”, explica.
Para o CEO da Skeelo, assim como ajuda na conversão, as informações da AppsFlyer têm o papel de apoiar na retenção de clientes. “Temos uma base muito forte nas classes B e C, servindo como uma porta de entrada para a leitura. Muitos deles depois acabam se tornando leitores pagantes, e vão para a Amazon adquirir livros. Queremos agora usar os insights para que eles não precisem sair do Skeelo”, completa.
Sobre a AppsFlyer
A AppsFlyer ajuda negócios a tomarem melhores decisões para suas marcas e clientes através de mensuração e análise de dados, proteção contra fraude, além da otimização do engajamento de usuários através de seus produtos. Criada com a ideia de que empresas podem incrementar a privacidade dos seus usuários enquanto aprimoram sua experiência baseada em dados, a AppsFlyer apoia milhares de aplicativos em um ecossistema com mais de 10,000 parceiros integrados.
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